São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE pretende aumentar o grau de informatização no 2º turno

Presidente do TSE critica tribunais regionais

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No dia seguinte à estréia da urna eletrônica, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmou que estuda mudanças no procedimento de votação informatizada para o segundo turno das eleições municipais, em 15 de novembro.
Deve haver alterações na forma de leitura e de transmissão dos resultados, na inclusão dos dados na Internet e no recolhimento dos disquetes por presidentes de seção.
As propostas vão começar a ser discutidas na próxima semana. Segundo o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio de Mello, a intenção é informatizar ainda mais o processo para se "afastar ao máximo a participação humana".
Uma das propostas já consideradas é que as urnas eletrônicas sejam acionadas por técnicos da Unysis (fabricante das máquinas) e do TSE e não pelos presidentes de seção, como aconteceu.
Marco Aurélio criticou indiretamente a atuação dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), que, segundo ele, atrasaram o envio dos boletins com os resultados preliminares. "Houve um descuido."
A recomendação do TSE era que as seções deveriam comunicar, a cada 30 minutos, o andamento da apuração. A expectativa era que o resultado final fosse divulgado até as 24h do dia 3. A totalização aconteceria no início da noite de ontem.
Outro problema foi a incompatibilidade de sistemas dos computadores que deveriam ler os disquetes retirados da urna eletrônica.
O TSE pediu emprestado 7.000 computadores de órgãos públicos. "Em alguns casos, o sistema tradicional não reconhecia os dados", explicou o secretário de informática do TSE, Luiz Antônio Raeder.

Texto Anterior: FHC libera apoio a Pitta; PPB sai na frente no 2º turno
Próximo Texto: Ministro de FHC ensaia apoio ao PPB para o segundo turno em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.