São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano buscará voto de petistas

FÁBIO ZANINI
CLAUDIA VARELLA

FÁBIO ZANINI; CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

O candidato mais votado no primeiro turno em São Bernardo (SP), Maurício Soares (PSDB), 57, disse que vai tentar reconquistar o eleitorado petista para assegurar a vitória no segundo turno contra o candidato do PFL, Tito Costa, 73.
Soares, ex-prefeito pelo PT entre 1989 e 1992, teve 35,21% dos votos válidos, contra 33,67% de Costa. O petista Wagner Lino ficou em terceiro, com 17,95%.
"Oficialmente, não vou procurar o PT para fazer uma coligação formal, mas vamos procurar atrair os eleitores do partido."
O secretário estadual de Comunicação do PT, Francisco Campos, disse acreditar que o diretório municipal dará apoio ao tucano.
"Entre um candidato progressista e outro do PFL, o PT deve ficar com a primeira opção. Além do mais, precisamos do apoio do PSDB em São Paulo e Santos."
Já o ex-candidato Wagner Lino defenderá que o PT oriente seus eleitores a votar nulo.
"PFL e PSDB são a mesma coisa do ponto de vista ideológico. Deveríamos fazer campanha para os eleitores votarem 13 novamente." A posição oficial do partido será tomada na próxima segunda-feira.
O candidato do PFL, Tito Costa, atual vice-prefeito, disse contar com o eleitorado do petebista Waldir Cartola, coordenador do programa da administração do atual prefeito, Walter Demarchi, também do PTB. Cartola foi o quarto colocado, com 12,57%.
Costa e Cartola romperam no início do ano, quando se recusaram a abrir mão da candidatura a prefeito e formar chapa única.
"É natural que o eleitorado do Cartola tenha identificação com minha candidatura", disse Costa.
Diadema
A divisão interna do diretório municipal do PT em Diadema é apontada pelo partido como a principal responsável pelo fracasso eleitoral na cidade, que interrompeu uma sequência de 14 anos de administrações petistas.
Ontem, a Justiça Eleitoral confirmou a vitória do candidato do PSB, Gilson Menezes, com 53,95% dos votos válidos. O petista José Augusto Ramos teve 44,20%.
Os diretórios municipal e nacional do PT iniciam, até o final do mês, o que consideram ser uma "árdua tarefa" para reconstruir o partido em Diadema, abalado pelo ambiente de hostilidade criado entre os grupos de Ramos e do atual prefeito, José de Filippi Júnior.
Os dois disputam o controle do diretório municipal, atualmente presidido por Ramos.
Santo André e São Caetano
Em Santo André, o petista Celso Daniel foi eleito prefeito no primeiro turno, com 205.317 votos (52,38% do total). Duílio Pisaneschi (PTB) obteve 99.179 votos (25,30%), José Francisco de Araújo (PMDB) alcançou 12.186 votos (3,10%) e Joaquim Boaventura (PSDB) teve 10.412 (2,65%).
Luiz Tortorello (PTB), 59, é o virtual eleito em São Caetano. Até 19h de ontem, quando só faltavam 50 urnas para serem apuradas, Tortorello tinha 53% dos votos.

Texto Anterior: Candidatos vão para 2º turno e escondem estratégia
Próximo Texto: Em Sorocaba, PT e PSB apóiam tucano; Novo prefeito não terá maioria em Rio Preto; Em Jundiaí, tucano terá minoria na Câmara; Uebe Rezeck vence com 51% em Barretos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.