São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

1962 - É criada por decreto do governador Laudo Natel a Faculdade de Medicina, unidade que deu início à Unicamp.

1966 - O médico e professor Zeferino Vaz (1908-1981) é nomeado primeiro reitor e lança, em 5 de outubro, a pedra fundamental do campus universitário.

1968 - É criado o Departamento Econômico e Social, aglutinando disciplinas na área de ciências humanas.

1969 - Surge o Instituto de Biologia, que se destaca por suas pesquisas no campo da genética, microbiologia e zoologia.

1971 - Cria-se a Faculdade de Educação.

1978 - Zeferino Vaz se aposenta, e o cargo de reitor passa para o professor da Faculdade de Odontologia Plínio Alves de Moraes.

1980 - A Unicamp atravessa grave crise financeira.

1981 - O governador indicado Paulo Maluf intervém na universidade, exonerando diretores de 8 unidades e demitindo a diretoria da Associação dos Servidores.

1982 - Em abril, José Aristodemo Pinotti toma posse na reitoria, indicado por Maluf. Sob pressão, Pinotti revoga as demissões de 1981.

1983 - Tem início o processo de reforma das leis internas para a definição de um plano de carreira para docentes. É criada a Prefeitura Universitária.

1984 - A Unicamp anuncia a criação da tecnologia brasileira para produzir fibra ótica e a cobrança de royalties por inventos.

1985 - Em março, é inaugurado o Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE), primeira instituição do gênero no Brasil.

1986 - A Unicamp separa-se da Fuvest (Fundação para o Vestibular). Paulo Renato Souza assume o cargo de reitor. Tem início a reforma de estatuto. A Unicamp compra o laboratório de biotecnologia da Monsanto por US$ 3 milhões.

1989 - É instalada a Ethernet, rede subterrânea de cabos de fibra ótica com 16 km de extensão, para servir sua rede de computadores.

1990 - Carlos Vogt assume a reitoria. É inaugurado o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), para facilitar o acesso das indústrias à pesquisa tecnológica.

1991 - O Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (Imecc) desenvolve o Curso Especial de Matemática, único no país voltado para alunos com capacidade acima da média.

1993 - Nasce o primeiro bebê de proveta da universidade.

1994 - O pediatra José Martins Filho assume a reitoria. O diretor do Caism (Centro de Assistência Integral à Mulher), Aníbal Faundes, declara ter realizado abortos em fetos malformados.

1995 - Sete bebês morrem por infecção hospitalar no Caism, e a primeira fase do vestibular é cancelada por suspeita de fraude.

Texto Anterior: 'Meninos' fizeram o Plano Cruzado
Próximo Texto: Cresce número de homicídios durante a vigência da 'lei seca'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.