São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poupança de amanhã pode render 1,33%

Período tem 23 dias úteis

DA REDAÇÃO

Aplicação em caderneta de poupança amanhã poderá corresponder a um rendimento líquido entre 1,33% e 1,35%, segundo projeções de bancos. É que o período será de 23 dias úteis.
A poupança ainda tem perdido para a média dos fundos de 30 e de 60 dias, mas, dependendo da taxa de administração do FIF, a caderneta pode render mais.
Em geral, são os grandes bancos (chamados de varejo) que cobram mais pela administração dos fundos. Se for um fundo que recebeu o dinheiro dos antigos commodities, a taxa é ainda maior, de até 6% ao ano.
Ao comparar os rendimentos, inclusive de CDBs, o investidor deve ter em mente que eles variam conforme o número de dias úteis da aplicação.
O rendimento da poupança costuma ter fortes oscilação de um dia para outro justamente porque muda o número de dias úteis. Só que as outras aplicações também sofrem esse efeito.
Outro ponto a considerar é o fato de a poupança ser isenta de imposto, enquanto CDBs e fundos de renda fixa são tributados, no resgate, em 15% sobre o rendimento bruto.
Em setembro
Em setembro, mesmo com os investidores estrangeiros praticamente fora do mercado, o que se refletiu nos volumes negociados, a Bolsa paulista liderou o ranking das aplicações financeiras. O Índice da Bovespa fechou o mês com alta de 2,99%.
Outros ativos reais, como dólar e ouro, repetiram a má performance de meses anteriores, embora todos tenham superado a inflação (0,10% no IGP-M).
No segmento de renda fixa, a liderança ficou mais uma vez com o CDB prefixado, mas aquele de grande investidor (1,58% líquido).
Os fundos de 60 dias fecharam o mês com 1,48% líquido, na média. Os de 30 dias, com média de 1,40% líquido, ainda bateram a poupança (1,1653% já líquido, devido à isenção de imposto no resgate).

Texto Anterior: Executivo quer equilíbrio entre áreas de atuação
Próximo Texto: BNDES prevê déficit no mercado de papel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.