São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro já ganhou Nobel

VINICIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil teve um prêmio Nobel. Ou, pelo menos, houve um Nobel que nasceu no país, fez seus estudos primários aqui e que abriu mão da nacionalidade brasileira por causa de um problema com o serviço militar obrigatório.
Peter Medawar, Nobel de Medicina ou Fisiologia de 1960, nasceu em Petrópolis (RJ) no dia 28 de fevereiro de 1915. Foi para o Reino Unido aos 14 anos para completar o colégio e só voltou em viagens de férias. Morreu em 1987. Seus pais e parte da família ficaram no Brasil.
Maurice Joseph Kassab, 85, primo de Medawar que mora no Rio de Janeiro, contou à Folha que o cientista teria deixado de ser brasileiro por não ter prestado o serviço militar. Nos anos 30, o futuro Nobel estudava zoologia na Universidade de Oxford (Reino Unido) e tinha uma bolsa de pesquisa do governo britânico.
Ministro da Guerra
Kassab não se lembra exatamente quando, mas conta que ele, seu tio Name Medawar -pai do Nobel- e Salgado Filho foram pedir ao ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra (no cargo entre 1936 e 1945), uma solução para o caso do serviço militar de Peter.
Salgado Filho (1888-1950), que foi ministro da Aeronáutica e senador, era padrinho do Nobel. Dutra (1883-1974), que seria presidente entre 1946 e 1955, disse aos três que não havia jeito: sem serviço militar, o futuro Nobel perderia a nacionalidade brasileira.
A recusa da prestação do serviço militar não é citada entre os motivos que podem acarretar a perda da nacionalidade nas Constituições de 1934 e de 1937. No entanto, segundo Fábio Konder Comparato, professor titular de direito comercial da Universidade de São Paulo e constitucionalista, à época "havia essa interpretação".
Líbano, Reino Unido, Brasil
Kassab conta que o pai do Nobel nasceu no Líbano e migrou para o Reino Unido com três anos de idade. Em Londres tornou-se empresário, sócio majoritário da Dental Manufacture and Company, que fabricava e revendia instrumentos para dentistas e óticos.
Em 1913 Name Medawar veio para o Brasil instalar uma filial de sua empresa: a Ótica Inglesa, na rua do Ouvidor, centro do Rio. Kassab também tem uma empresa do ramo no Rio, a Locic Laboratório Ótico Científico.
Name ficou no Brasil até um ano antes de sua morte, em 1952. Morou em Petrópolis, onde teve três filhos com Edith: Philip, Pamela e Peter. Philip foi para Governador Valadares (MG), onde explorava pedras semiprecisosas. Morreu em 1951, em Niterói.
Pouco português Peter Brian Medawar fez seus estudos secundários no Reino Unido, no Marlborough College, um dos mais reputados colégios britânicos. Na Universidade de Oxford era aluno de zoologia do Magdalen College.
O futuro Nobel casou-se em 1937 com Jean Taylor e teve quatro filhos. A rainha Elizabeth o fez sir Peter em 1965. Por causa de um derrame, sofrido numa reunião científica em 1969, viveu seus últimos anos numa cadeira de rodas.
Segundo Kassab, o Nobel teria encontrado Jânio Quadros quando esteve no Brasil no começo dos anos 60. "Ele gostava muito do Brasil, mas lamentava o fato de que aqui não havia ninguém com quem pudesse discutir seu trabalho", conta o primo. Nessa época, Peter Medawar já falava mal o português. "Ele foi educado em duas línguas, português e inglês", diz.

Texto Anterior: O ritual da autopromoção
Próximo Texto: Cientista estudou biologia do transplante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.