São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que o Sol não se apaga?

Murilo Brandão, 7, estudante, Porto Alegre (RS)
Amâncio Friaça, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, responde:
"A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio.
"Nessa reação há excesso de massa de hidrogênio com relação ao núcleo final de hélio. Assim, há sobra de energia, quantificada pela fórmula de equivalência matéria-energia de Einstein (E=mc2).
"Desse modo, 0,7% da massa de hidrogênio é convertida em energia. É uma fonte de energia muito poderosa.
"Durante sua vida, o Sol deve consumir 10% de seu hidrogênio na região central, onde a temperatura é mais elevada (cerca de 16 milhões de graus centígrados).
"Desse modo o Sol terá combustível para queimar por 10 bilhões de anos. O Sol é uma estrela de meia vida: tem uma idade de cerca de 5 bilhões de anos. Isso significa que ainda continuará 'brilhando' por cerca de 5 bilhões de anos."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Estudos discutem nicotina e sexo oral
Próximo Texto: PRESERVATIVO; LÓTUS; A PALAVRA; DANÇA; ESPAÇO 1; ESPAÇO 2; BIOLOGIA; MATEMÁTICA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.