São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESERVATIVO; LÓTUS; A PALAVRA; DANÇA; ESPAÇO 1; ESPAÇO 2; BIOLOGIA; MATEMÁTICA

PRESERVATIVO
A maioria das mulheres que usam métodos contraceptivos não usa preservativos, segundo os Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDC). Estudo do órgão revela que mulheres acreditam que os métodos forneceriam alguma proteção contra o vírus da Aids. Mais da metade daquelas com parceiros fixos e um terço das mulheres com parceiros casuais não usaram preservativo durante a última relação sexual.

LÓTUS
Uma espécie de flor de lótus asiática é capaz de gerar calor, criando um espaço quente para insetos polinizadores, diz estudo publicado na revista "Science". Cientistas da Universidade de Adelaide (Austrália) afirmam que a planta é capaz de gerar o calor a partir do amido e regulá-lo da mesma forma que mamíferos e aves. Segundo eles, a temperatura do ar ao redor da planta varia entre 10°C e 30°C.

A PALAVRA
"Se a miséria de nossos pobres não é causada pelas leis da natureza, mas por nossas instituições, grande é a nossa culpa." Charles Darwin (1809-1882), naturalista britânico

DANÇA
Cientistas da Universidade de Manchester (Reino Unido) afirmam que a vontade de dançar pode ser uma ação reflexa. Segundo eles, estudos em animais mostraram que o sacculus, uma parte do ouvido interno ligada ao equilíbrio, é capaz de responder a sons altos (acima de 70 decibéis). Sons como esses enviariam sinais ao ouvido interno, o qual provocaria uma resposta na forma de movimento reflexo.

ESPAÇO 1
O mais velho satélite europeu, o "Explorador Internacional do Ultravioleta" (IUE), foi desconectado na semana passada após 19 anos de atividade. Segundo especialistas, o satélite gerou a maior produção científica da história dos satélites desde que foi lançado em janeiro de 1978 da base norte-americana de Cabo Canaveral. Entre suas 'descobertas' estão as estrelas que explodem (supernovas).

ESPAÇO 2
Cientistas do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics descobriram um elo perdido entre cometas e asteróides: o 1996 PW. Os cientistas acreditam que o asteróide seja um cometa morto da nuvem Oort, a qual fica a cerca de um quinto da distância do Sol à estrela mais próxima. Seu período orbital é de alguns milhares de anos.

BIOLOGIA
Abelha Uruçu, Biologia, Manejo e Conservação, org. Warwick Kerr, Gislene Carvalho e Vania Nascimento. Fundação Acangaú (Caixa Postal 123, Paracatu, MG, CEP 38600-000 ou pelo tel. 031/332-7596). 143 págs. R$ 15.
Os autores abordam, entre outros temas, o sistema de comunicação das abelhas, que deixam uma trilha de cheiro e mordiscam gravetos para sinalizar a localização de alimento.

MATEMÁTICA
Matemática com Prazer, de Catarina Maria Vitti. Editora Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba, SP, CEP 13400-901, tel. 019/422-1515). 95 págs. R$ 10.
A autora usa a história da matemática e da geometria e sua observação na natureza como estratégia para uma nova visão do ensino.

Texto Anterior: Por que o Sol não se apaga?
Próximo Texto: Brasil encontra tesouro indígena do século 19 perdido na Áustria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.