São Paulo, terça-feira, 8 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texaco e a Shell negociam fusão

Nova empresa seria maior do mundo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Texaco e a Shell, duas das maiores empresas produtores de petróleo do mundo, negociam a fusão de suas operações de refino e distribuição de petróleo nos EUA.
Se houver um acordo, as duas companhias ficariam com 15% do mercado norte-americano. A nova empresa se tornaria a maior distribuidora de petróleo do mundo.
Texaco e Shell confirmaram as negociações após reportagem do jornal norte-americano "The Wall Street Journal".
Os comunicados divulgados pelas duas empresas afirmam que a fusão iria somar as forças da Texaco, da unidade norte-americana do Grupo Shell e da Star, uma joint venture entre a Texaco e a Aramco, a empresa estatal da Arábia Saudita.
A participação dos sauditas na nova empresa serviria para garantir o fornecimento no futuro. A Arábia Saudita é o maior produtor de petróleo do mundo.
A atual parceria da Aramco com a Texaco permite a venda, pela Arábia Saudita, de 600 mil barris de petróleo por dia para os EUA.
Segundo analistas, a redução de custos seria o principal resultado de uma eventual fusão das duas empresas. Nota da Texaco diz que o objetivo principal é criar uma operação mais eficiente, maximizando os pontos fortes das duas empresas.
A Shell informa que "opções estão sendo estudadas, mas não foi tomada ainda nenhuma decisão".

Texto Anterior: Caminhão dos EUA pode ter cota
Próximo Texto: Fipe prevê inflação de 11% para este ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.