São Paulo, terça-feira, 8 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policiais e escândalos foram os grandes negócios

CRISTINA GRILLO
ENVIADA ESPECIAL A FRANKURT

A grande surpresa da feira foi o valor pago pela editora norte-americana Simon & Schuster para a escritora Kathlee Reichs.
A estreante levou US$ 1,2 milhão de adiantamento por dois livros: "Deja Dead", um romance policial que a editora pretende lançar em outubro de 1997, e um segundo livro, ainda não escrito.
Reichs é diretora do departamento de antropologia forense da província de Quebec (Canadá). Em seu livro de estréia, a autora usa sua experiência para contar a história de um serial killer.
Para descobrir o autor dos crimes, a heroína Temperance Brennan -por coincidência, uma especialista em antropologia forense- usa a medicina legal.
A Simon & Schuster também é a responsável por outro título comentado em Frankfurt: um romance ainda sem título de James Elliot (autor de "Cold, Cold Heart") sobre um detetive que se envolve com a garota de programa que deve proteger.
O livro, com trama pouco original, fez sucesso durante a feira por um motivo simples -Quentin Tarantino comprou os direitos para a realização de um filme.
Escândalos
Frankfurt também tem sua porção de escândalos e futilidades. No primeiro item, o vencedor é, sem dúvida, "Fergie, her Secret Life" -sobre o affair de Sarah Ferguson, duquesa de York, com o milionário texano John Bryan.
O livro foi escrito por Allan Starkie, sócio de um negócio falido com Bryan.
"Fergie" será lançado na Inglaterra no dia 4 de novembro pela editora Michael O'Hara Books of London, a mesma que há quatro anos lançou uma escandalosa biografia da princesa Diana.
O'Hara ficou pouco tempo em Frankfurt. Sarah Ferguson ameaçou a editora com um processo para impedir a publicação do livro, e o editor voltou a Londres. Em vão: a Justiça inglesa exigiu que a duquesa fizesse um depósito para que a ação tramitasse, e ela desistiu.
Lesley O'Hara, sócia da editora, disse que os direitos de publicação do livro foram vendidos para França e Austrália. Propostas feitas por editores holandeses e canadenses estão sendo examinadas.
A editora não revela os valores das negociações, mas estimativas são de que o título esteja sendo negociado por cerca de US$ 800 mil.
No segundo item -futilidade- está "In the Kennedy Style - The Most Memorable Ocassions of the JFK White House", com direitos sendo vendidos pela Madison Press Books, editora canadense.
O livro é escrito por Nancy Tuckerman, secretária de Jacqueline Kennedy na Casa Branca. Em oito capítulos, ela descreve oito grandes jantares oferecidos por John e Jackie na Casa Branca -com direito inclusive à lista dos convidados e ao cardápio.
(CG)

Texto Anterior: Diminui público da Feira de Frankfurt
Próximo Texto: Brasileiros negociaram pouco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.