São Paulo, terça-feira, 8 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segundo turno; Farsa; Pobre país; Ordem na casa; Pesquisas eleitorais; Modelo furado; Cor-de-rosa; Deslize real; Fumaça

Segundo turno
"Preciso manifestar meu repúdio a essa derradeira atitude eleitoreira, interesseira e ambígua do sr. FHC em 'autorizar operação pró-Pitta' no segundo turno.
O que está sendo autorizado é, isso sim, a abertura do canal para as negociações 'pró-reeleição do sr. FHC'. O que está sendo autorizado é um voto a favor do retrocesso e da estagnação do Congresso a favor dos interesses políticos.
O que está sendo autorizado é que o PSDB, partido que sempre se soube de esquerda, não suba ao palanque com Luiza Erundina (PT), que é de esquerda, e apóie o partido de Maluf, que nunca foi de esquerda!"
Iara Branco d'Avila (São Paulo, SP)
*
"Sobre o comentário da sra. candidata do Partido dos Trabalhadores na seção 'Frases' de 5/10 ('Derrotei o Maluf em 88. Vamos repetir a dose. Deixa ele se iludir'), quero lembrar à ilustre pretendente à prefeitura desta cidade que o confronto do segundo turno se dará não com o sr. Paulo Maluf -prefeito de São Paulo-, mas com nosso candidato, sr. Celso Pitta, já eleito em primeiro turno com margem bastante favorável."
Adalberto Camargo Junior e Elizabeth Cesar Wuiese (São Paulo, SP)

Farsa
"Apertei uns números na urna e ela soou algo como um riso de escárnio ou, talvez, o som do circo.
Saí sentindo-me um palhaço, pois a farsa já estava montada. Os candidatos já estavam eleitos. A televisão já escolhera os novos prefeitos e vereadores.
Fui apenas dar 'credibilidade' ao evento, simulando uma possível participação.
Brasil, mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim. Ave, Cazuza!"
Sergio Mauricio Costa da Silva Pinto (Salvador, BA)

Pobre país
"Períodos eleitorais mostram posições políticas. 'Serjão', ministro, ataca todas as mulheres atribuindo a indignação política ao fato de ser 'mulher' e de estar na menopausa.
Já o 'FHC', presidente, se preocupa apenas com sua continuidade no poder e não com quem tem a melhor proposta para governar a cidade.
Pobre país o nosso cuja suposta intelectualidade social democrata virou direita e acredita que a esfera da política pode ser desvinculada da sociedade.
Os intelectuais que estão fora do governo precisam se manifestar com mais vigor."
Arlete Moysés Rodrigues (São Paulo, SP)

Ordem na casa
"Como partido de oposição, nenhum outro cumpre o seu papel tão bem como o PT.
É preciso então que esse partido olhe para seus próprios pés e deixe de lado a postura arrogante e prepotente assumida nos últimos tempos e coloque ordem na sua própria casa; exemplo disso é o que ocorreu em Diadema, Santos etc."
Waldir Vilcinski (Santo André, SP)

Pesquisas eleitorais
"Complementando o excelente editorial 'Voto eletrônico' (1º/10), é importante acrescentar que o efeito combinado da imposição constitucional da obrigatoriedade do voto, associada ao mau uso das informações relativas ao manuseio das máquinas eletrônicas de voto, bem como o efeito nefasto das pesquisas de opinião, que induzem o eleitorado por projeções espúrias, acabam por produzir uma manifestação distorcida da vontade popular em seu todo, notadamente em relação à manifestação dos menos esclarecidos."
Sérgio de Salles Penteado (São Paulo, SP)

Nota da Redação - As pesquisas de opinião publicadas pela Folha revelam o posicionamento dos candidatos em um determinado momento. Servem para informar sobre a preferência do eleitorado, sem favorecimento a nenhum candidato específico.

Modelo furado
"O professor Ivan Izquierdo publicou artigo sobre tolerância em 3/10. Há uma diferença importante entre os povos da ex-Iugoslávia, as religiões: católicos romanos, católicos ortodoxos e muçulmanos.
Infelizmente, a religião já foi causa (ou pretexto) para a guerra ou a violência.
No passado, lembremos as Cruzadas e hoje, o beco sem saída da Irlanda do Norte (entre muitos outros exemplos). Então, a violência não é um monopólio da cultura eslava.
Aliás, precisamos de cautela para nos propormos como modelo de tolerância: duas décadas atrás argentinos torturavam e matavam (30 mil?) argentinos."
Milan Trsic, chefe do Departamento de Química e Física Molecular do Instituto de Química de São Carlos (São Carlos, SP)

Cor-de-rosa
"Com referência à carta da leitora Damaris Panassolo ('Painel do Leitor', 4/10) com relação à sua postura quanto a reportagens relativas à realidade da vida, sugerimos, para evitar futuros problemas pessoais e domésticos, que passe a assinar a revista 'Caras'."
Aristio Serra (São Paulo, SP)

Deslize real
"Embora nem sempre seja possível concordar com as opiniões de Barbara Gancia, deve-se reconhecer que ela tem absoluta razão quando lembra ao ministro Pelé que -para ser consequente com sua declaração de amor a seus filhos- ele deveria imediatamente assumir a paternidade da jovem santista.
Aliás, é incompreensível que a maioria dos cronistas esportivos que frequentemente exalta as qualidades esportivas e morais de Pelé cale-se sobre esse 'pequeno' deslize na biografia do consagrado rei.
Ou os súditos devem perdoar todos as iniquidades do soberano?"
Mônica Ponce de Léon (São Paulo, SP)

Fumaça
"Nosso Código Nacional de Trânsito proíbe a ultrapassagem pelo lado direito.
Por que então não obriga, também, as fábricas a mudarem o escapamento para o lado direito?
Na posição atual, os veículos pesados -carretas, jamantas etc.-, quando em aclive, aceleram o motor produzindo grande quantidade de fumaça."
Adão Vieira de Carvalho (Assis, SP)

Texto Anterior: A miséria do capitalismo global
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.