São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O significado de "reeleição"

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - FHC anda estranhamente confiante a respeito da reeleição.
Ou melhor, a respeito da aprovação da emenda constitucional que lhe dará o direito de concorrer em 98 a um novo mandato de quatro anos. É importante fazer essa ressalva. O presidente acha que o significado da palavra "reeleição" gera alguma confusão e prejudica o debate.
FHC tem certeza de que a aprovação popular à emenda da reeleição é muito mais alta do que o Datafolha demonstrou no mês passado.
Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em pesquisa nacional com 5.000 pessoas em 122 cidades em todas as 27 unidades da Federação, o Datafolha constatou que 46% acham que a lei deve continuar como está, impedindo presidentes de disputar a reeleição.
Para 31% dos pesquisados, tudo bem se a lei for modificada para o atual presidente disputar a reeleição. E outros 16% concordam que a lei seja alterada, mas não para FHC.
Ao ler e analisar a pesquisa Datafolha, FHC ficou preocupado com o enunciado das perguntas.
Por exemplo, o entrevistador perguntava se a pessoa era a favor de mudar a lei "para que o atual presidente já tenha o direito de disputar a reeleição".
O presidente acredita que eleitores das classes D e E, menos politizados, não conseguem distinguir entre emenda da reeleição e reeleição propriamente. "Acham que é recondução, que não vai haver uma nova eleição em 98", disse FHC a um aliado.
Para FHC, melhor seria fazer uma pergunta mais didática. Evitar a palavra reeleição. E indagar se eleitor é contra ou a favor que o presidente atual possa disputar mais uma eleição e tentar conquistar mais um mandato.
"O resultado é muito diferente quando a pergunta é feita dessa forma mais específica", comemorou FHC ao receber uma pesquisa reservada nos últimos dias -e não divulgada pelo Palácio do Planalto.
Bom, já que a aprovação é tão alta, fica a dúvida: por que o Planalto considera péssima a idéia do plebiscito?

Texto Anterior: Maluf faz "silêncio de rádio"
Próximo Texto: O plebiscito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.