São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Violeira faz show no Tuca

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

As guarânias e toadas da violeira Helena Meirelles estão se despedindo do Brasil. A violeira matogrossense divulga seu novo CD com três shows no Tuca, enquanto se prepara para levar sua música para os EUA.
"Flor da Guavira", que acaba de ser lançado pelo selo Eldorado, reúne músicas folclóricas do Mato Grosso, que Helena aprendeu a tocar na infância, "ouvindo os violeiros dos bailes", diz ela.
Repreendida pela família, que não queria que a filha ganhasse a vida com música, Helena fugia de casa à noite, tocava em festas e em bordéis.
O primeiro disco da violeira saiu em 94, pelo mesmo selo. Foi também neste ano que ela ficou conhecida no exterior, quando foi eleita pela revista "Guitar Player" como revelação do ano.
Composições de domínio popular mesclam-se às de sua própria lavra no repertório do disco e do show. Helena imita pássaros e animais da floresta, conta causos e lendas do Mato Grosso.
Algumas peculiaridades fazem a originalidade do som de Helena. Uma delas é o uso de uma palheta de chifre de boi que ela mesma produz. "Tem que ser feita na sexta-feira santa, antes do sol nascer", diz ela. Além da diferença sonora que a palheta produz -reforçando também a percussão, é também um amuleto para a violeira.
Outra é o jeito de compor. "Pego meu violão, junto os dedos com as cordas, a música sai. Quem me ensinou foi Deus."
Guizos de cascavel
Helena usa um violão de dez cordas, com afinação "paraguaçu", e guizos de cascavel dentro da caixa de ressonância, segundo ela, também para dar sorte. O rasqueado, uma tradução brasileira para a polca paraguaia, é um dos estilos em que se sai melhor. Interpreta também polcas, xotes e valsas.
"Gosto de show, é uma festa", comenta a instrumentista, que subiu ao palco pela primeira vez aos 68 anos.
Em 94, viajou pelos EUA e tocou com André Christovam. "Foi aí que conheci o rock e comecei a ouvir esta música de moços", diz ela, que até hoje ouve e cultua a música sertaneja de sua geração.

Show: Flor de Guavira
Quem: Helena Meirelles
Onde: Tuca (r. Monte Alegre, 1.024, tel. 873-3422)
Quando: dias 11, 12 e 13. Sexta e sábado, às 21h30, e domingo, às 20h
Preço: de R$ 8 a R$ 20

Texto Anterior: Chico Anysio se despede dos palcos
Próximo Texto: Em "Medo", sexo rima apenas com perversão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.