São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra volta ao Senado 'low profile'

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Antes de sair de férias, o candidato derrotado do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), acertou com o presidente Fernando Henrique Cardoso regressar ao Senado e adotar um comportamento "low profile", sem ocupar qualquer cargo de liderança no Congresso.
Serra decidiu "submergir" por alguns meses no Senado, evitando exposição pública. Seu objetivo é tentar evitar atritos com colegas parlamentares.
Quer se poupar porque considera que seus movimentos serão acompanhados, sobretudo pelos adversários políticos.
Essa é a estratégia de Serra, traçada junto com o Palácio do Planalto, para que ele volte a ter posição de destaque na vida pública.
Depois desse período, FHC prepara um recompensa para Serra, que pode ganhar um ministério ou assumir a liderança do governo no Senado.
Eleições no Congresso
Depois de conversas com assessores mais próximos, FHC definiu que não vai interferir ostensivamente na sucessão para as presidências da Câmara e do Senado.
Não faltam motivos para FHC torcer para que Paes de Andrade seja malsucedido. O deputado não esconde sua oposição ao governo e praticamente votou contra todos os projetos de interesse do Planalto desde o início do mandato de FHC.
Em relação à presidência do Senado, o Planalto não tem restrições diretas aos três candidatos com mais chances de vencer a disputa: Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Iris Rezende (PMDB-GO).
Por enquanto, o Planalto prefere deixar as mudanças ministeriais para fevereiro, quando termina o mandato de Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), que deve ganhar o Ministério da Justiça.

Texto Anterior: TSE decide manter cédulas impressas
Próximo Texto: PT decide não apoiar candidatos tucanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.