São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT decide não apoiar candidatos tucanos

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao mesmo tempo em que sai em busca do apoio do PSDB a Luiza Erundina, a direção do PT paulista praticamente fechou as portas para os tucanos nas cidades em que os petistas não estão disputando o segundo turno das eleições.
Praticamente por unanimidade, a Executiva do PT decidiu ontem que não terão apoio candidatos que defendam políticas neoliberais. Em nota, reafirma que o PT é oposição aos governos de Mário Covas e FHC, ambos do PSDB.
O PSDB precisa do apoio do PT nas cidades de São Bernardo do Campo, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba. Nessas cidades, o PT não foi para o segundo turno. Já o PT necessita do apoio tucano em São Paulo e Santos.
A decisão de ontem praticamente inviabiliza essa troca de apoios. O PT decidiu que cabe aos diretórios municipais dar a palavra final sobre a decisão. Mas parte dos diretórios prega o voto nulo onde o PSDB disputa o segundo turno.
No caso de São Bernardo, por exemplo, é praticamente certa que a decisão será pelo voto nulo. A proposta é defendida pelo deputado estadual Wagner Lino, que perdeu a eleição local pelo PT.
São Bernardo é um típico exemplo do que os tucanos chamam de intransigência petista. O candidato do PSDB, Maurício Soares, foi prefeito do município pelo PT. Foi ainda advogado do sindicato dos metalúrgicos local, berço do PT.
A decisão do PT foi apoiada pela corrente Articulação, ligada a Luiz Inácio Lula da Silva. Foi derrotada uma proposta mais moderada, apresentada por integrantes da tendência Democracia Radical, do deputado José Genoino.
Na próxima segunda-feira, Erundina tem encontro marcado com o deputado Renato Amary (PSDB), que disputará o segundo turno em Sorocaba. O PT daquela cidade caminhava para apoiar Amary. Agora, há dúvidas.
O PT de São José dos Campos também sinalizava com a possibilidade de apoiar o candidato tucano Emanuel Fernandes, que disputa o segundo turno local com o PMDB. As recomendações aprovadas ontem pelo PT criam obstáculos para isso.

Texto Anterior: Serra volta ao Senado 'low profile'
Próximo Texto: Pitta centra campanha na zona leste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.