São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB agora quer debater programa com o PT

WILSON TOSTA
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do PSDB carioca, vereador Otávio Leite, enviou ontem ao presidente do PT local, Alexandre Rodrigues, uma carta em que propõe oficialmente a abertura de diálogo entre as duas legendas. O objetivo dos tucanos é obter o apoio do PT, que se inclina pelo voto nulo no segundo turno.
Terceiro colocado no primeiro turno, o PT teve 641.526 votos (18,85%) e tem tido seu apoio disputado pelo primeiro colocado, Luiz Paulo Conde (PFL), e pelo segundo, Sérgio Cabral Filho (PSDB). Emissários de ambos têm procurado os petistas, que tomam sua decisão amanhã, em convenção extraordinária.
Leite enviou a carta após uma reunião que teve com Rodrigues, anteontem, na sala da liderança do PT na Câmara Municipal. No documento, o tucano elogia a "performance digna de aplauso" do candidato petista, Chico Alencar, no primeiro turno, e convida o PT a "debater programas comuns" com o PSDB.
Rodrigues disse à Folha que encaminhará o documento à Executiva Municipal, aos ex-integrantes da coordenação de campanha de Chico e "dará conhecimento" de seu conteúdo à convenção extraordinária de amanhã.
Ele adiantou, porém, que assinará um documento defendendo o voto nulo, assim como o presidente regional do PT, Godofredo Pinto, e outras lideranças petistas.
"Achamos extemporâneo que queiram abrir o debate programático agora, quando esse era o papel do primeiro turno."
O presidente do PT municipal disse achar a carta "muito genérica" e que o documento "não muda o acúmulo da discussão" dos petistas. O encontro de amanhã terá 261 delegados e deverá aprovar o voto no 13 -anulando o voto.
Otávio Leite disse que a idéia de uma eventual troca de apoios entre o Rio e São Paulo -em que o PSDB paulistano apoiaria a petista Luiza Erundina, e os petistas cariocas apoiariam Cabral Filho- é um tema "delicado". "Não podemos nos meter na discussão do PSDB de São Paulo", disse.

Texto Anterior: Século 21
Próximo Texto: PFL rejeita 'nacionalização'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.