São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa mostra violência a menor

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Pesquisa divulgada ontem em Recife pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua revela que 172 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos foram assassinadas em Pernambuco e Alagoas entre janeiro de 1995 e julho de 1996.
Segundo o levantamento, nesse período foram registrados também 13 casos de aliciamento ou assédio sexual, 39 estupros e 174 espancamentos nos dois Estados.
Houve ainda, diz a pesquisa, 59 abandonos de crianças pelos pais, 68 desaparecimentos, 84 casos de maus-tratos, quatro de prisão ou cárcere privado e um rapto.
O número de homicídios e estupros, segundo o estudo, foi maior em Alagoas do que em Pernambuco. Em compensação, houve menos registros de espancamentos e desaparecidos.
Em Alagoas, ocorreram 107 homicídios e 28 estupros envolvendo vítimas com menos de 18 anos de idade. Quinze menores de 18 anos desapareceram neste período de um ano e meio.
Já em Pernambuco foram registrados 151 espancamentos contra crianças e adolescentes, além de 11 estupros e 53 desaparecimentos.
Impunidade
Segundo a coordenadora do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua em Pernambuco, Helena Jansen, a falta de estatísticas anteriores semelhantes impede a entidade de avaliar a evolução da violência nos dois Estados.
"Não podemos afirmar que os crimes aumentaram, mas consideramos os números que encontramos alarmantes", disse.
Jansen acredita que a violência está ligada "à miséria, à fome e à impunidade dos criminosos".
Para a diretora do Departamento de Repressão aos Crimes contra Crianças e Adolescentes de Pernambuco, Inalva Regina, o problema está associado só à questão social. "Não há impunidade."
Para protestar contra a violência, o movimento realizou ontem em Recife uma manifestação na cidade, com música, discursos e entrega de mensagens a representantes do governo do Estado.

Texto Anterior: Álcool substitui maconha, diz especialista
Próximo Texto: Escola pública terá computador em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.