São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fred traz punk mal-humorado

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Saído de uma das mais bem-humoradas bandas da new wave, o B-52's, Fred Schneider resolveu voltar a um passado remoto lançando o barulhento "Just... Fred".
No disco, produzido pelo mestre do movimento "noisy" Steve Albini, Schneider convidou três bandas emergentes -e ainda desconhecidas- da cena underground americana para ajudá-lo na sua incursão ao mundo punk.
São elas Shadowy Men on a Shadowy Planet, Six Fingers Satellite e Deadly Cupcake.
O resultado é fraco e repetitivo. Schneider não consegue se livrar do espectro da sua antiga banda. Em entrevista à Folha, o músico afirmou que seu disco solo, o segundo, não significava o fim do B-52's: "Só estamos de férias de nós mesmos. Foi um milagre termos ficado tanto tempo juntos".
Mas o que era sincero e excêntrico e até mesmo kitsch no B-52's soa falso em "Just... Fred". Punk, barulho e agressividade não fazem parte do universo do músico. Falta-lhe energia para tanto.
Sua voz cômica, característica principal dos B-52's, não ajuda: "Essa é a minha voz, fui abençoado por ela ou fiquei estagnado com ela. Não há o que fazer", justifica.
No geral, "Just... Fred" só deixa escapar o mau humor de Fred Schneider, aspecto até então desconhecido de sua personalidade.

Disco: Just Fred
Lançamento: Warner
Preço: R$ 20, em média

Texto Anterior: Saiba o que foi o movimento
Próximo Texto: PATTI SMITH MASTERS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.