São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calha Norte é "ressuscitado"

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Calha Norte -programa de ocupação e vigilância da região de fronteira do Brasil na Amazônia- está sendo "ressuscitado" pelo governo depois de ter saído da lista de prioridades federais há seis anos.
A "revitalização do programa Calha Norte" já foi tema de três reuniões interministeriais promovidas pela SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), desde dezembro do ano passado.
A possibilidade de criação dos Territórios na Amazônia foi abordada no primeiro encontro dos representantes da SAE e dez ministérios.
A ata dessa reunião, obtida pela Folha, revela que a estratégia da SAE para aumentar a captação de recursos para o programa é pressionar os ministérios a destinarem mais verbas para ações na região baseadas nos princípios do Calha Norte.
O recado foi dado nessa reunião pelo subsecretário-executivo do órgão, brigadeiro Archimedes Faria de Castro Filho.
"Não há mais espaço para o modelo de obtenção de recursos em que a SAE fazia constar do seu pleito orçamentário as necessidades totais para os projetos e atividades desenvolvidas pelo Calha Norte, repassando-os aos ministérios para execução", disse ele.
Em 1989, três anos após ser implantado, o Calha Norte atingiu seu auge, consumindo investimentos anuais de R$ 47,31 milhões. Atualmente, o projeto vem recebendo 15% desse total (R$ 7,13 milhões).
(LF)

Texto Anterior: Governadores são nomeados
Próximo Texto: Reeleição é posta em 'banho-maria'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.