São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Francês 'fez' 2 prefeitos no Sul

LÉO GERCHMANN
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O professor Alexis Vicent Vurlod, que nasceu em Lyon (França) e ainda jovem migrou para Uruguaiana (fronteira entre Brasil e Argentina), não poderia imaginar as ramificações políticas a serem tomadas pela sua árvore genealógica em solo brasileiro.
Dois bisnetos de Vurlod se dedicaram à política: o ex-prefeito de Porto Alegre Guilherme Villela (PPB), 61, hoje secretário dos Transportes do governo Antônio Britto, e o prefeito eleito da capital gaúcha, Raul Pont (PT), 52.
Apesar das discordâncias políticas, os bisnetos de Vurlod são amigos. "Não temos o costume de fazer visitas um ao outro, mas somos amigos", diz Pont.
Desde 75, quando o descendente de franceses Villela assumiu a prefeitura de Porto Alegre, as origens dos prefeitos têm sido variadas.
O vereador João Dib (PPB), último prefeito indicado pelos militares, é descendente de libaneses, Alceu Collares (PDT) descende de africanos, Olívio Dutra (PT), de portugueses, Tarso Genro (PT), de alemães e Pont, de franceses.

Texto Anterior: 'Mulher, negra e pobre sofre'
Próximo Texto: Movido a 'hora extra' do trabalhador, mutirão é barato, mas muito lento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.