São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba comparar antes da opção

GABRIEL J. DE CARVALHO
DA REDAÇÃO

A maioria dos conglomerados financeiros que atuam no país, como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, tem previdência privada. O filão atrai também seguradoras estrangeiras, além das nacionais.
Na hora da escolha, o interessado deve ponderar alguns aspectos. Os principais são os seguintes:
1) Taxa de administração é o que a empresa cobra (em geral, um percentual descontado das contribuições mensais, entre 3% e 12%).
2) Distribuição dos excedentes. Todos os planos garantem no mínimo TR mais 6% ao ano. O que passa disso é dividido entre empresa e segurado. O percentuais fixos variam de 50% a 75%, e os móveis (crescem com o tempo do contrato), de 40% a 80% e até 90%.
3) Rentabilidade do fundo, que deve ser acompanhada ao longo dos anos. Há casos de desempenhos inferiores à TR mais 6% ao ano, mesmo porque a carteira pode conter ações, cuja renda é variável. Quando isso ocorre, a garantia de TR mais 6% é mantida, mas se os resultados ruins se repetem, há o risco de insolvência.
4) Carência (prazo) para resgate do fundo também devem ser comparada, assim como a flexibilidade de movimentação do dinheiro.
5) Finalmente, a solidez da empresa ou seguradora, já que o governo não garante resgates.
Um plano pode ter taxa de administração relativamente baixa, mas se a rentabilidade do fundo não é boa, um item anula o outro.
Um plano pode garantir 80% do excedente ao cliente. Se a rentabilidade ficar nisso, a promessa de vantagem não terá passado de um chamariz de venda.
(GJC)

Texto Anterior: Ideal é começar a poupar cedo para reduzir o custo
Próximo Texto: Contribuições a fundos são deduzidas no cálculo do IR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.