São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Socialistas têm mais tradição

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O patrono dos socialistas é Norman Thomas (1884-1968), considerado por muitos como o principal líder que a esquerda jamais teve nos Estados Unidos.
Ele concorreu seis vezes consecutivas à Presidência (de 1928 a 1948) e seu melhor resultado foi em 1932, quando obteve 2,2% dos votos (em alguns Estados, como Oregon, se aproximou de 5%).
A candidata socialista este ano é Mary Cal Hollins, uma professora de 44 anos que passou politicamente incólume pelos anos 60 e só foi iniciar sua vida de militante em meados da década de 70, quando se juntou ao movimento contra as usinas nucleares no Estado do Tennessee, sul do país.
Hollins foi ativista na Nicarágua e em outros países da América Central e se filiou ao Partido Socialista em 1993, depois de ter passado pelo Partido Verde. Seu candidato a vice é Eric Chester, 41, um advogado de Boston, Massachusetts, Costa Leste do país.
Papel do Estado
O Partido Libertário teve candidatos à Presidência em todas as eleições a partir de 1972. Seu melhor resultado foi em 1980, quando Ed Clark teve 1,1% dos votos.
Os libertários defendem o retorno do país aos princípios de seus fundadores. "Todos os indivíduos têm o direito de controlar seu corpo, suas ações, sua propriedade, seu discurso. O único papel do Estado deve ser ajudar os indivíduos a se defenderem da força e da fraude", diz o programa do partido, que tem aumentado geometricamente o número de filiados.
Autodidata
Além do Partido da Reforma, o Libertário é o único que estará presente junto com o Democrata e o Republicano nas cédulas eleitorais de todos os Estados este ano.
Seu candidato é Harry Browne, 63, um autodidata que se diz especialista em economia, finanças, ciência política e música.
Browne ficou famoso na década de 70 com livros de orientação financeira a pessoas comuns, como "Você Pode Lucrar com a Crise Monetária", que ficou 39 semanas na lista dos livros mais vendidos segundo o jornal "The New York Times".
A candidata dos libertários à Vice-Presidência é a empresária Jo Jorgensen, 38, que tem uma pequena empresa que faz software para contadores públicos.
O Partido da Lei Natural vai concorrer à Presidência em 45 Estados com seus candidatos John Hagelin, 42, e Mike Tompkins, 39.
O partido defende o combate ao consumo de drogas por meio da meditação transcendental, o combate ao crime por meio de programas educativos, a proibição do uso de fertilizantes químicos e pesticidas na agricultura.
Além disso, sugere a adoção da medicina homeopática nos programas previdenciários do governo norte-americano.
O Partido dos Contribuintes vai concorrer em 39 Estados com Howard Phillips para presidente Herbert Titus para vice.
A sua plataforma defende o fim do Imposto de Renda e a saída dos EUA da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras entidades internacionais.
(CELS)

Texto Anterior: Bipartidarismo segue inabalado nos EUA
Próximo Texto: Americanos não confiam em Perot
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.