São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nader é "advogado" do consumidor

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Poucas pessoas tiveram maior influência na vida pública norte-americana após a Segunda Guerra Mundial do que Ralph Nader, o candidato do Partido Verde à Presidência este ano.
Nader, 62, é responsável direto pela legislação de 1966 que aumentou a proteção e a segurança nas estradas e nos automóveis do país, pela criação em 1970 da Agência de Proteção Ambiental, pela Lei do Livre Acesso à Informação de 1966 e por leis que aumentaram a fiscalização de produtos alimentícios e as garantias de qualidade em locais de trabalho.
Filho de um imigrante libanês que chegou a Nova York sem um tostão em 1912, Nader se formou em direito pela Universidade Harvard e ficou famoso como "o advogado do consumidor".
Muito da ideologia do direito do consumidor nos Estados Unidos e depois espalhada por diversos países se deve aos 40 anos de militância de Nader, que processou com sucesso diversas grandes empresas, entre elas a General Motors e a General Electric.
A associação entre Nader e o Partido Verde é frágil. Esta é a primeira vez que o partido, na verdade uma coligação de partidos municipais e estaduais, lança um candidato à Presidência.
Nader só aceitou a missão depois de ser assegurado de que a campanha não iria receber contribuições superiores a US$ 100 e de que ele não seria obrigado a participar do que chama de "circo" da política.
O nome de Nader vai aparecer nas cédulas em 22 Estados. A Califórnia (Costa Oeste) é o único deles em que o Partido Verde espera passar de 1% dos votos.
A plataforma do Partido Verde inclui a defesa de previdência médica integral paga pelo Estado, casamento entre pessoas do mesmo sexo, total financiamento de campanhas políticas pelo erário, desativação de todas as usinas nucleares do país, fim da destruição de florestas e saída dos EUA do Nafta.
A candidata à Vice-Presidência na chapa de Nader é Winona LaDuke, uma defensora dos direitos dos "americanos nativos" (nome politicamente correto dos índios).
LaDuke, 37, foi casada com um líder da tribo Cree e vive numa reserva dessa tribo, com dois filhos, em Minnesota, Meio-Oeste do país.
Como Nader, ela também se formou em direito pela Universidade Harvard e tem obtido sucesso em ações contra o governo e grandes empresas.
(CELS)

Texto Anterior: Americanos não confiam em Perot
Próximo Texto: Rainha foi "peso à esquerda" na balança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.