São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD-ROM imprime rapidez às agências

Produto da Queensberry substitui a folhetaria

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o lançamento do CD-ROM da operadora Queensberry, tem início a era da desburocratização no mercado turístico nacional.
Por meio do CD, as agências de turismo passam a ter no computador informações sobre os produtos oferecidos pela Queensberry.
Organizado de maneira lógica e com visual atraente, o CD permite consultas rápidas e intuitivas.
Clicando nos ícones correspondentes, aparecem na tela nomes, endereços, mapas, roteiros e preços. Tudo acompanhado por fotos e alguns vídeos. As informações podem ser impressas em cores.
Com esse CD, é possível supor que os contatos telefônicos e a correspondência diminuíssem. Mas é aí que o produto revela seu único calcanhar-de-aquiles.
Ponta do iceberg
Como o sistema não funciona on line, é preciso que o agente consulte a Queensberry para saber sobre possíveis alterações.
Atualizações em disquetes estarão disponíveis. O perigo é a reserva ser feita no hiato de tempo entre a confecção e o envio do disquete.
Isso está sendo solucionado. E a solução revela que o produto desenvolvido para a Queensberry é apenas a ponta de um iceberg.
A Ajna, empresa que fez a produção técnica de multimídia do CD, está lançando neste mês um sistema que vai agilizar a comunicação entre agentes e operadores.
Segundo Antonio Carlos Medina, diretor técnico da Ajna, o sistema terá um servidor da Unisys que centralizará os produtos oferecidos pelas operadoras.
Com um computador dotado de modem, o agente pode fazer a conexão com a rede e abastecer sua máquina com dados atualizados.
A maneira como a atualização acontecerá é a parte mais interessante do processo.
"O sistema será via Internet. Durante a noite, será produzido um pacote de arquivos com as alterações. O servidor discará para os computadores dos agentes e enviará os dados. Tudo sem interferência humana", diz Medina.
O computador da agência será programado para automaticamente descarregar e espalhar os dados pelos campos respectivos.
(EF)

Onde encontrar: Queensberry, tel. (011) 255-0211
Ajna, tel. (011) 278-3008

Texto Anterior: Rotas aéreas são as principais novidades
Próximo Texto: Foz do Iguaçu amarga queda de turistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.