São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guarujá terá postos da PM nas praias

3 primeiros postos ficam na Enseada

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Começam a funcionar na próxima semana na praia da Enseada os três primeiros postos policiais dos 18 a serem instalados até o final da temporada de verão no Guarujá (87 km a sudeste de São Paulo), no litoral paulista.
Em cada um dos postos, haverá três PMs: um de plantão para atender chamadas por rádio e telefone e outros dois que irão de carro aos locais das ocorrências. Os três postos estão quase concluídos.
Serão construídos antes da temporada de verão mais cinco postos na região da orla -nas praias de Pitangueiras (dois), Astúrias, Tombo e Guaíba.
Os postos têm uma saleta, um banheiro e uma cobertura para o carro. A construção de cada posto dura um mês. Outros dez postos serão construídos até fevereiro.
A instalação do equipamento será financiada por associações de praias e bairros e por empresas, que doarão os postos e os carros policiais para uso da PM.
A construção de cada posto custa R$ 15 mil. As associações e empresas também vão garantir a manutenção dos carros policiais.
O gerenciamento dos recursos é feito pelo Conselho Municipal de Infra-estrutura Urbana, órgão criado em dezembro de 95.
O conselho reúne representantes da comunidade, iniciativa privada e prefeitura, que administram um fundo destinado a investimentos em segurança e obras públicas.
O sistema de segurança em implantação prevê ainda, para 97, a criação de uma guarda municipal e o treinamento de vigilantes civis munidos de rádio para informar ocorrências a postos da PM.
"Queremos criar algo parecido com o guarda de quarteirão", afirmou o presidente do conselho, Ademar Pozzani, 49.
O objetivo das medidas é evitar casos como o do estudante Márcio Feliciano Nicolau, 17, morto no mês passado com um tiro no peito ao tentar reagir a um assalto.
O assassinato do estudante motivou o surgimento do movimento Segurança Já, que no último dia 1º promoveu uma passeata pelas ruas centrais da cidade.
Um dos organizadores, o empresário Norberto Filho, 43, disse que a partir de hoje começam a ser colocadas na cidade 200 faixas com a inscrição "Segurança Já - O Movimento Continua".

Texto Anterior: Polícia Civil rejeita controle do Ministério Público em SP
Próximo Texto: Governo quer punir usuário, diz promotor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.