São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dornelles se reúne com argentinos

RODRIGO BERTOLOTTO
DE BUENOS AIRES

O ministro Francisco Dornelles chega hoje a Buenos Aires, no momento em que o governo argentino retoma sua política de exigir maior abertura da economia de seu principal sócio no exterior.
Dornelles, que responde pela pasta da Indústria, Comércio e Turismo, vai se encontrar com as autoridades argentinas amanhã.
A Argentina deixou de apresentar, em agosto último, um superávit na balança comercial com o Brasil, mas quer voltar urgentemente ao cenário anterior.
Para isso, enviou na semana passada uma missão a Brasília para pedir o fim das restrições de mercado e dos incentivos à exportação por parte dos brasileiros.
Há outros insatisfeitos: os bancos argentinos querem leis de reciprocidade entre os mercados, enquanto o setor petroleiro pede aceleração na flexibilização do monopólio da Petrobrás.
Anteontem, o próprio presidente argentino, Carlos Menem, mencionou o assunto. Ele disse esperar boas novas sobre a venda de gás e petróleo argentinos para Uruguai, Paraguai e Brasil.
O presidente da Argentina esteve presente a um congresso de empresários do setor no qual foi divulgado que, nos últimos seis anos, a produção de petróleo aumentou 50% no país.
Hoje, a Argentina tem uma produção equivalente a 20% da produção venezuelana e 25% da mexicana. Venezuela e México são os maiores produtores latino-americanos de petróleo.
Os empresários pediram aumento no preço do petróleo bruto, para financiar obras de infra-estrutura que permitam exportar combustíveis para o Chile e o Brasil.

Texto Anterior: Cavallo acusa dois ministros de Menem
Próximo Texto: Países fazem protocolo de cooperação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.