São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Países fazem protocolo de cooperação

ANTONIO CARLOS SEIDL
ENVIADO ESPECIAL A DRESDEN (ALEMANHA)

Medidas para equilibrar a balança comercial bilateral e iniciativas para a participação alemã nas privatizações brasileiras são a tônica do protocolo de encerramento da 23ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Alemanha de Cooperação Econômica, que será divulgado hoje em Dresden (Alemanha).
O encontro anual, que reuniu empresários e representantes governamentais dos dois lados, foi marcado, na opinião dos participantes, por "uma nova era nas relações" entre os dois países.
Werner Ross, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, de São Paulo, disse que a reunião buscou soluções para fortalecer a cooperação.
Isso, disse, em nítido contraste com os encontros antes do Plano Real, quando o Brasil apenas se defendia das queixas alemãs.
Um primeiro reflexo é o compromisso alemão de estudar medidas para o equilíbrio do comércio bilateral. A balança comercial passou a ser deficitária de forma crescente para o Brasil a partir de 1993.
O chefe da delegação brasileira, Fernando Bezerra, presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), disse que a melhoria do desempenho das vendas para a Alemanha exige crescimento dos fluxos de comércio entre os países e diversificação das exportações.

O jornalista Antonio Carlos Seidl viajou à Alemanha a convite da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

Texto Anterior: Dornelles se reúne com argentinos
Próximo Texto: Congresso recebe hoje projeto sobre o IR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.