São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bob Dole promete atacar Clinton em debate final

Republicano quer evitar perguntas de caráter pessoal, hoje

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O candidato da oposição à Presidência dos EUA, Bob Dole, vai atacar o presidente Bill Clinton no debate que os dois terão pela TV hoje à noite em assuntos que envolvem a "ética pública".
Mas ele pretende poupar Clinton de investidas na área do que chama de "caráter pessoal". O oposicionista disse que "ninguém é perfeito, e a vida pública não exige perfeição de quem nela se engaja".
A abordagem foi a fórmula encontrada para conciliar o desejo de assessores de Dole, que o querem mais agressivo, e o dele próprio, que prefere evitar acusações.
Clinton e Dole responderão a perguntas de 120 cidadãos de San Diego, Califórnia (Costa Oeste), selecionados pelo Instituto Gallup entre eleitores ainda indecisos.
O programa será transmitido por todas as redes nacionais de TV, exceto a Fox, a partir de 21h locais (23h em Brasília). A Fox optou pela semifinal do campeonato profissional de beisebol.
A mais recente pesquisa de intenção de voto do Gallup, divulgada ontem, mostra a preferência de 51% dos consultados por Clinton, 38% por Dole e 5% por Ross Perot, que não foi convidado a participar do debate porque a comissão organizadora acha que ele não tem "possibilidade real" de se eleger.
A linha de conduta de Dole foi esboçada ontem por ele, em discurso em San Diego. Mas Dole, ao se referir à cidade, disse sentir-se "honrado de estar em San Francisco". Depois, retificou: "Sim, San Diego, por certo".
O candidato mencionou diversos exemplos do que considera "falta de ética" do governo. Mas não mencionou as acusações pessoais que têm sido feitas contra o presidente e a primeira-dama.
Clinton, que está em Albuquerque, Novo México (oeste), disse estar "preparado para responder a qualquer tipo de pergunta".

Texto Anterior: O jornal sou eu
Próximo Texto: 63% rejeitam ter filho presidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.