São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que querem os governadores

1. Dívidas
Alongamento dos prazos para pagamento. Pedem 30 anos a juros de 6% ao ano (hoje, a Caixa Econômica Federal cobra dos Estados juros de 2,88% ao mês)

2. Reforma do Estado
Linha de crédito de longo prazo, também da CEF, para a extinção das estatais. Destina-se a pagar os direitos trabalhistas de funcionários das empresas que serão desativadas. Querem outra linha de crédito para financiar a reforma do Estado (para pagar, por exemplo, os encargos decorrentes dos programas de demissões voluntárias)

3. Bancos estaduais
Proer para todos os bancos estaduais, de forma a recuperá-los para poder privatizar mais adiante

4. Aposentadorias
Linha de financiamento para capitalizar os fundos de pensão. Querem também que o INSS devolva aos Estados o que recolheu dos funcionários, antes de que entrassem para o regime jurídico único. Esse dinheiro ficou com a União, mas os Estados é que têm que pagar as aposentadorias

5. Precatórios
Recalcular os valores envolvidos nessa obrigação, que corresponde à dívidas trabalhistas sobre as quais já não cabe recurso por parte dos Estados. E anistia por um prazo determinado

6. Moratória
Pedem três meses de carência para pagar as dívidas todas, sejam mobiliárias (em títulos) ou contratuais (de empréstimos contraídos junto aos organismos federais)

Texto Anterior: Governadores vão a FHC para cobrar moratória
Próximo Texto: Cresce empréstimo a Estados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.