São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Falha técnica" põe no ar voz de diretor de "O Rei do Gado"

Falas de diretor durante gravações "vazam" na exibição

DA REPORTAGEM LOCAL

Milhões de telespectadores do Brasil todo -4,4 milhões só na Grande São Paulo- viram na última terça-feira uma das maiores gafes da história da Rede Globo.
A voz do diretor-geral da novela "O Rei do Gado", Luiz Fernando Carvalho, foi ao ar em um trecho de 1 minuto e 7 segundos da cena em que os personagens Marcos Mezenga (Fábio Assunção) e Rafaela (Glória Pires) apareciam em um cafezal, após transarem.
Na cena, não havia diálogos.
Diretores da Rede Globo disseram ontem que "houve falha técnica na exibição", mas não apontaram responsáveis.
Logo no começo da cena, ouve-se Carvalho dizendo "Atenção, agora vai pro ar, atenção".
Quando a câmera, atrás de pés de café, enquadra o casal deitado no chão, o diretor diz aos atores: "Chegando, beijando, carinho".
Em seguida, ele orienta Glória -"Abaixa o braço direito, Glória"- e Assunção -"Abaixa um pouquinho o rosto, Fábio".
O casal troca carinhos quando se ouve Carvalho pedir ao cinegrafista para desfocar os personagens. A câmera focaliza pés de cafés e roupas de Marcos, mostrando o casal ao fundo, e se afasta, movendo-se sobre trilhos.
"Vai voltando o trilho... Ficando com eles lá... Eles desfocados... Vai voltando... Vai voltando... Protege bem", diz o diretor. A fala termina com uma outra ordem ao cinegrafista: "Vai trilho, força no trilho".
O erro ocorreu porque, durante a edição do capítulo ou na exibição, não foi eliminado o canal de áudio usado pelo diretor durante as gravações.
Esse canal serve para orientar técnicos, atores (cujas falas são gravadas em outro canal) e editores. Luiz Fernando Carvalho não foi localizado ontem pela Folha.

Texto Anterior: Orquestra argentina faz música ao vivo
Próximo Texto: Frateschi faz declaração de amor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.