São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 1996
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'Networks' fala de linguagem e comunicação

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O arquiteto e artista plástico Pedro Moreira, 31, está interessado em linguagem e comunicação. Isso é fácil perceber, principalmente quando se observa os nomes de alguns de seus trabalhos: "Enciclopédia", "Semântica" e "Networks" (redes de comunicação).
Esse último é o que apresentará na galeria Adriana Penteado a partir de hoje, em sua primeira individual na cidade.
Mas sua estréia em sua cidade natal não significa um início de carreira, como pode parecer. Moreira se transferiu para a Europa em 1988 e radicou-se em Berlim em 1991, onde vive atualmente. Na Europa, vem realizando individuais desde 1989.
"Viver em um país estrangeiro faz com que você se preocupe mais com a linguagem e a comunicação. O contato com outra realidade leva você a pensar no que tem, no que transmite e no que o outro assimila", disse.
São preocupações que percorrem toda a história da linguagem, mas que adquiriram formato filosófico principalmente a partir das proposições do austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951), expressas em seu "Tractatus Logico-Philosophicus" (1921). Nele, o filósofo discute os limites lógicos da linguagem e como ela determina as relações entre indivíduos e sociedade.
Segundo Wittgenstein, não é possível pensar o indivíduo sem sua inserção em uma estrutura. E essa estrutura, por sua vez, não existe sem as conexões entre os indivíduos. "Os limites de minha linguagem significam os limites de meu próprio mundo."
Na instalação que apresenta em São Paulo, "Networks", Pedro Moreira reproduziu dez primeiras páginas de jornais do mundo inteiro em chapas de aço, semelhantes às usadas em rotativas de impressão de jornais.
Em cada uma delas, porém, Moreira incluiu a mesma foto de um objeto não identificado. Um corpo estranho que ganha diversas leituras a partir de seu diálogo com designs gráficos e tipologias distintas.
Três outras páginas de metal, amassadas, estão jogadas no chão, como a significar os detritos da comunicação.
"Networks" não é, porém, uma ode a um tipo de comunicação que se vê coagido por meios cada vez mais virtuais. "São transformações nos mecanismos, mas não no discurso", disse Moreira.

Mostra: "Networks"
Artista: Pedro Moreira
Onde: galeria Adriana Penteado (r. Peixoto Gomide, 1503, tel. 881-1012, Jardins)
Quando: até 7 de novembro Vernissage: hoje, às 19h

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