São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liz deve deixar hospital hoje às 12h

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

O neurocirurgião Jorge Roberto Pagura, chefe da equipe médica do hospital Albert Einstein que atende a modelo e atriz Cláudia Liz, 27, confirmou ontem à tarde à Folha que a paciente receberá alta hoje.
"Ela deverá estar liberada do hospital por volta das 12h de amanhã (hoje)", disse o médico.
Ontem, ela foi submetida a novo exame de ressonância magnética com espectroscopia (um mapeamento do cérebro que fornece informações químicas dos tecidos).
Os resultados, que só serão divulgados hoje por Pagura, vão ser comparados aos exames feitos nos últimos nove dias.
Cláudia foi internada no hospital Albert Einstein na noite de terça-feira da semana passada, depois de sofrer hipóxia (falta de oxigenação do cérebro) na Clínica Santé, na tarde do mesmo dia.
Ela havia ido à clínica fazer uma cirurgia de lipoaspiração, mas sofreu complicações logo depois da aplicação da anestesia.
Nesta semana, Cláudia se submeteu também a exames laboratoriais e eletrofisiológicos (que apuram a resposta do paciente a estímulos visuais e auditivos).
Sequela
Nos testes feitos até agora não foi constatada nenhuma sequela, mas Pagura quer fazer um acompanhamento rigoroso da paciente pelos próximos dez dias.
Nos primeiros exames realizados, os médicos notaram que a hipóxia lesou células da região occipital (responsável principalmente pela visão) do cérebro, que necessitam de uma grande quantidade de oxigênio.
Como a lesão não foi estrutural, mas apenas funcional, Cláudia não teve a visão afetada. Mas Pagura não descarta a hipótese de ainda ocorrer nova degeneração de tecidos, nos próximos dias.
O médico ressaltou que a modelo terá de fazer um acompanhamento de seu quadro clínico por, pelo menos, seis meses.
Presentes
O publicitário Celso Loducca, marido de Cláudia Liz, afirmou ontem não se preocupar com o resultado dos exames realizados nos últimos dias.
"Se o exame indicar que há algo errado, os médicos terão de trocar as máquinas. O que me interessa é que a Cláudia está reagindo bem", disse Loducca ontem à tarde, em um dos poucos momentos em que saiu do quarto para fumar.
Segundo ele, Cláudia seria submetida a um último exame, na manhã de hoje. Pagura não confirmou a informação.
O publicitário disse que Cláudia gostaria de agradecer a todo o Brasil pelos presentes que recebeu no hospital -centenas de telegramas e cartas de apoio, além de bichinhos de pelúcia.

Texto Anterior: Vazamento de gás mata quatro no Rio
Próximo Texto: Suspensa a entrega de preservativo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.