São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pseudônimo em livro infantil causa confusão no mercado

Escritora Ruth Rocha tem filha com mesmo nome de autora

FABRIZIO RIGOUT
DA REDAÇÃO

A fábula da Chapeuzinho Vermelho foi reescrita e lançada recentemente pela editora Keila & Rosenfeld, acrescida de receitas culinárias. No livro, Chapeuzinho ensina a fazer quitutes iguais aos que leva para a vovozinha doente.
Mais um lançamento entre centenas do mercado editorial infantil, não fosse o fato de a autora, Mariana Rocha, não ter comparecido à tarde de autógrafos no dia 5 de outubro e não ter sido localizada até agora.
A editora Sila Rosenfeld, 39, declarou que Mariana Rocha é o pseudônimo de uma pessoa que vive nos EUA e não quer dar declarações. Rosenfeld também afirma ser a co-autora de "90% do que está no livro."
"Achei que se eu colocasse meu nome (Rosenfeld), ficaria meio 'over"', diz ela, "então preferi que usássemos esse pseudônimo."
Mariana Rocha não é qualquer pseudônimo. É também o nome da filha da escritora Ruth Rocha. Mariana, 33, colaborou com a mãe nos livros "O Guarani" e "A Flauta Mágica", de uma série de óperas adaptadas para crianças.
"Várias pessoas já me procuraram, mas eu não tenho a menor idéia de quem escreveu esse livro de receitas", afirma Mariana.
A editora declarou que não conhecia a filha de Ruth Rocha e que o caso não passa de coincidência.

Texto Anterior: Voz regenera passado nazista de Elizabeth Schwarzkopf
Próximo Texto: Baudrillard diz que homem não terá direito ao futuro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.