São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo uzbeque faz ataque ao Taleban

Dostum mantém diálogo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A guerrilha de etnia uzbeque do Afeganistão entrou no combate à milícia Taleban ao norte de Cabul. O grupo, controlado por Abdul Rashid Dostum, tem uma aliança com o governo deposto do país.
A ação envolveu uma dúzia de tanques dos uzbeques e centenas de homens junto ao túnel Salang, o ponto mais estratégico do atual conflito.
Ao mesmo tempo, Dostum está mantendo negociações de paz com o Taleban, um grupo religioso que ocupa o governo do Afeganistão há menos de um mês e impôs uma rígida lei islâmica no país.
O ministro da Informação do novo governo, Amir Khan Mutaqi, disse que está satisfeito com o diálogo com Dostum, patrocinado pelo vizinho Paquistão. O líder uzbeque teria dito ao Taleban que não aumentaria seu envolvimento.
Desde que assumiu o governo, o Taleban vem sofrendo sucessivas derrotas militares. A população da capital teme que os combates voltem a Cabul.
"Viemos ao túnel Salang e vamos a Cabul", disse um guerrilheiro uzbeque no front. "Há 5.000 homens conosco."
Apesar da aliança com as forças de Massoud, o comandante militar do governo deposto, Dostum ainda não havia entrado no conflito, limitando-se a vigiar os movimentos do Taleban do alto das montanhas da região.
Sequestro
Dois jornalistas argentinos foram sequestrados ontem durante algumas horas, agredidos e roubados pelo Taleban. Eles trabalham para a emissora de tevê Telefe, que tem sede em Buenos Aires.
Natalio Aides e Walter Moor haviam chegado ao Afeganistão um dia antes, em um avião da ONU. Eles foram acusados pelo Taleban de espionagem.
Um comunicado da Telefe disse que os dois foram agredidos, e o equipamento de gravação, confiscado, quando filmavam uma mulher. O novo governo afegão tem feito várias acusações a membros da imprensa ocidental desde que tomou o poder.

Texto Anterior: Igreja paga anúncio para acusar alemães
Próximo Texto: Líder curdo quer ajuda do governo iraquiano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.