São Paulo, sexta-feira, 18 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder curdo quer ajuda do governo iraquiano

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder curdo Massoud Barzani disse que pode pedir ajuda a seu aliado, o presidente Saddam Hussein, para combater a ofensiva de facção rival, no norte do Iraque.
"Se o povo curdo está sendo pressionado pela União Patriótica do Curdistão (UPC), vamos pedir ajuda a Bagdá para combatê-los", disse Barzani, do Partido Democrático do Curdistão.
A expulsão da UPC de Arbil (principal cidade curda no norte do Iraque), em agosto pelas tropas iraquianas, fez os EUA retaliarem, bombardeando o sul do país.
No início da semana, a UPC lançou uma contra-ofensiva, tomando Suleimania, a segunda principal cidade da região, e continuava avançando em direção a Arbil.
A ameaça de Barzani foi lançada um dia antes da reunião com diplomata norte-americano na Turquia. O encontro faz parte dos esforços de Washington em tentar um cessar-fogo na região.
Encontro raro
O presidente do Irã, Akbar Hashemi Rafsanjani, recebeu anteontem um enviado do governo do Iraque, cujos nome e cargo não foram revelados. É a primeira reunião entre os países desde a Guerra do Golfo (91) de que se tem notícia.
Segundo o jornal "Iran News", o tema principal do encontro foi a crise curda. O Irã é acusado por Barzani de financiar a rival UPC.

Texto Anterior: Grupo uzbeque faz ataque ao Taleban
Próximo Texto: TVs dos EUA começam a passar seu 'horário político gratuito'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.