São Paulo, sábado, 19 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wynton Marsalis é tema de especial

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O trompetista e jazzista norte-americano Wynton Marsalis é focalizado em um documentário que o canal pago Multishow exibe hoje, às 23h10.
Com 35 anos completados ontem, o ex-garoto-prodígio já se estabeleceu como astro internacional, inclusive por elogiadas incursões no campo da música erudita.
Mas o artista retratado neste programa da série "The South Bank Show" é mesmo o "jazzman" -hoje um ativo líder da nova geração do gênero.
Uma boa sacada da diretora e produtora Susan Shaw foi situar seu documentário em Nova York (onde Wynton se radicou, aos 18 anos) e em Nova Orleans, o chamado "berço do jazz".
Belas tomadas de Manhattan, em branco-e-preto, servem de cenário para a primeira metade do filme. Comandando um ensaio da Lincoln Center Jazz Orchestra, Wynton discorre sobre aspectos musicais e sociais do jazz, com seu jeitão professoral.
"Não quero ser um regente tradicional", diz ele, divertindo-se ao orientar músicos mais jovens, como os saxofonistas James Carter, Wes Anderson e Robert Stewart.
Já na segunda parte do filme, as imagens dos arranha-céus nova-iorquinos -sempre em branco-e-preto- dão lugar às multicoloridas casas de madeira da Louisiana. Sai o maestro e entra em cena o músico de Nova Orleans.
Ao comentar suas raízes musicais, num raro momento de intimidade, Wynton chega a ser flagrado cantando um blues, acompanhado de piano. Aparecem também depoimentos do irmão Delfeayo e do pai, Ellis Marsalis.
"Jamais falo em branco ou negro", diz o compenetrado Wynton, numa de suas tiradas filosóficas, ao ligar o jazz ao conceito geral de democracia. "Eu estou tentando fazer algo humano."

Texto Anterior: Faixa à moda Novos Baianos se destaca
Próximo Texto: "Basquiat" visita Basquiat na Bienal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.