São Paulo, sábado, 19 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abujamra enfrenta o novo em 'O Professor'

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quando se fala em Antonio Abujamra, é preciso deixar a modéstia de lado: são 45 anos dedicados ao teatro e mais de 70 espetáculos -em que dirigiu atores como Cacilda Becker e Jardel Filho- no currículo.
Mas ele quer mais. Entra hoje em cartaz, às 21h, "O Professor", de Roberto Cossa. Antonio Abujamra assina a direção e interpreta o papel principal.
"Convidei Omar Grasso para dirigir a montagem, mas ele não pôde devido a compromissos em sua agenda", disse Abujamra, em entrevista à Folha.
O texto de Cossa já foi encenado, segundo ele, em vários países, como Espanha, México e Argentina, onde a montagem ficou em cartaz por seis anos.
A trama
A peça "O Professor" trata da relação entre duas gerações. Um professor sexagenário se envolve com uma aluna, Cecília (Leila Garcia), que ele acredita que será uma grande poetisa.
Carlos (Petrônio Gontijo), um jovem bonito e atlético, namorado de Cecília, desconfia que a garota está tendo um caso com o professor.
"É a luta da sabedoria e da inteligência com a juventude, a garra e a violência", afirma Abujamra.
Ele revela que "evidentemente, no final, quem ganha é o corpo, não a sabedoria".
Sobre seu personagem, Abujamra diz: "É um belíssimo papel para um ator que, como eu, gosta de se divertir. Esse professor me alimenta muito espiritualmente."
Nelson Rodrigues
Abujamra acaba de dirigir a peça "O Que É Bom em Segredo É Melhor em Público", que estreou nesta semana no Rio, com o grupo Os Fudidos Privilegiados. A peça é formada por textos de Nelson Rodrigues.
"São textos não muito conhecidos, em que Nelson usava pseudônimos, como Suzana Flag, por exemplo."
Seu próximo trabalho será como diretor da nova telenovela do SBT, "Os Ossos do Barão", que será exibida a partir de novembro.
"Desde 1982 eu não dirigia novela. Aceitei porque é um texto de Jorge Andrade e por causa do elenco maravilhoso", conta ele.

Peça: O Professor
Direção: Antonio Abujamra
Elenco: Antonio Abujamra, Petrônio Gontijo e Leila Garcia
Onde: teatro João Caetano (r. Borges Lagoa, 650, Vila Mariana, tel. 011/573-3774) Quando: quarta a sábado, às 21h; domingo, às 19h
Quanto: R$ 5 (quarta), R$ 8 (quinta a domingo)

Texto Anterior: Novo filme recria mito do pioneirismo
Próximo Texto: 'Deus deu tudo a Nureyev: a musicalidade e o corpo perfeito'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.