São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIFs desbancaram caderneta de poupança

DA REPORTAGEM LOCAL

Os Fundos de Investimento Financeiro (FIFs) constituem hoje a aplicação preferida do brasileiro, desbancando, principalmente neste ano, a tradicional caderneta de poupança.
Só o patrimônio dos fundos de 60 dias, incluindo os que abrigam o dinheiro dos "velhos" commodities, supera tudo que se tem em poupança, tanto na dos bancos que operam com crédito imobiliário quanto na rural, a maior delas no Banco do Brasil.
Neste final de ano, entretanto, é bem possível que a poupança se recupere, o que já vem acontecendo neste mês. Com o menor redutor da TR, que chegará a apenas 0,85% em dezembro, a caderneta tende a render igual ou até mais que os fundos de 30 e de 60 dias.
O diferencial é a taxa de administração dos FIFs. Quanto maior a taxa cobrada pelo banco e descontada do valor diário das cotas, menor a rentabilidade do fundo.
O grosso dos fundos tem perfil típico de renda fixa, com carteiras de títulos parecidas, mas aos poucos eles se diversificam. Ganham espaço os fundos agressivos, mais dirigidos a uma clientela experimentada porque envolvem risco.

Texto Anterior: Real alerta clientes sobre rentabilidade
Próximo Texto: Guru dos negócios avalia chance do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.