São Paulo, domingo, 20 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jatinhos da reeleição

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - As empresas de táxi aéreo vão engordar suas receitas no final do ano. O crescimento da economia é a razão principal. Mas as articulações para garantir a aprovação da reeleição de FHC também ajudam.
O presidente da Câmara dos Deputados, o mudo Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), fala muito nos bastidores. E já decidiu que é necessário encher aviões de deputados em caravana pelo país.
Esses jatinhos pela reeleição serão vistos com frequência depois do dia 15 de novembro, quando terminam de vez as eleições municipais.
Luís Eduardo imagina que nessa época já terá instalado a comissão especial que vai analisar a emenda da reeleição na Câmara. Os deputados não terão o que fazer em Brasília.
A votação em plenário vai acontecer só em janeiro ou fevereiro. Nesse período, novembro e dezembro, deputados serão convocados a formar grupos de disseminação da reeleição.
Muito sofisticada, a estratégia da reeleição tem várias fases. Os périplos aéreos dos deputados estão sendo precedidos por uma outra via sacra.
Alguns governadores já estão cruzando os céus brasileiros em jatinhos fretados para articular a reeleição. Antônio Britto (PMDB), governador do Rio Grande do Sul, é um deles.
É curioso que Britto seja do PMDB e esteja trabalhando pela reeleição de FHC. O PMDB decidiu em sua Convenção Nacional que o assunto deveria ser analisado apenas em 97.
Também é intrigante que o governador gaúcho esteja viajando em um jatinho fretado pago pelo PMDB, segundo informou a esta coluna.
Sobre os jatinhos dos deputados que vão fazer a caravana no final do ano, ainda é cedo para saber de onde virá o dinheiro. Dinheiro que não deve faltar, pois é comum ouvir do Palácio do Planalto que os investidores externos estão muito interessados na reeleição.
Assim caminha a campanha pela reeleição.
Como se sabe, FHC tem muitos amigos e não precisa fazer nada pela aprovação da emenda.

Texto Anterior: Antes, era mais fácil
Próximo Texto: Pesos leves e pesados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.