São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

32 bebês morrem em 20 dias em berçário

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista (RR), registrou a morte de 32 bebês nos últimos 20 dias. O índice de mortalidade é mais de três vezes maior do que o normalmente registrado pela maternidade.
A maternidade faz, em média, 600 partos por mês. O índice de mortalidade infantil no hospital é de 25 mortes para cada 1.000 nascidos vivos.
Segundo a Secretaria de Saúde, nos últimos 20 dias a maternidade teve cerca de 400 partos. O índice de mortalidade no período é então de 80 mortes por 1.000 nascimentos. O aumento é de 220%.
O hospital, administrado pelo Estado, é a única maternidade pública da cidade e realiza 98% dos partos hospitalares em Roraima.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, há suspeita de que pelo menos parte das mortes tenha sido causada por um surto de infecção hospitalar.
O secretário da Saúde, Sérgio Pillon, não foi localizado pela Agência Folha até as 22h de ontem.
Segundo a assessoria de comunicação da secretaria, o aumento da mortalidade dos recém-nascidos foi detectado há dez dias. O berçário onde os bebês teriam sido contaminados foi interditado e isolado. Outra parte do hospital foi adaptada para servir de berçário.
A diretora do hospital, Odete Domingues, pediu demissão. Segundo a Secretaria da Saúde, ela se sentiu pressionada e preferiu sair da função. Domingues não foi localizada pela Agência Folha.
A secretaria designou, anteontem, uma comissão com médicos do Estado e da Fundação Oswaldo Cruz para investigar a possibilidade de infecção hospitalar. Eles têm prazo até a próxima semana para apresentar um relatório.

Texto Anterior: Uso de arma de brinquedo pode causar pena maior
Próximo Texto: Garoto leva tiro no pátio da escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.