São Paulo, sábado, 2 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gore tem poderes inéditos para vice

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Albert Gore Jr. é o mais poderoso vice-presidente da história dos EUA. Ao contrário da tradição, o vice no governo Clinton tomou parte em todas as decisões importantes e orientou a administração em temas vitais, como reforma administrativa, acordos de livre comércio e proteção ao ambiente.
Aos 48 anos, é o candidato natural do Partido Democrata para a Presidência em 2000.
Filho de poderoso e competente senador pelo Estado de Tennessee, tem excelente currículo acadêmico na área de direito nas ótimas escolas de Harvard e Vanderbilt.
Serviu ao Exército na Guerra do Vietnã como jornalista, foi repórter no "Nashville Tennessean" e partiu para a política em Washington: deputado por oito anos e senador por outros oito.
Em 1988, tentou ser candidato à Presidência, mas perdeu as primárias democratas para Michael Dukakis e Jesse Jackson.
Disse que não disputaria a Presidência em 1992 para acompanhar a terapia do filho de 12 anos, que havia sofrido grave acidente de automóvel quando Gore dirigia.
Sua escolha para vice de Clinton contrariou toda a lógica política tradicional: ambos são do sul, pertencem à mesma geração e tem posições ideológicas quase idênticas.
Mas a dupla jogou bem na campanha e parece trabalhar ainda melhor no governo.
(CELS)

Texto Anterior: À sombra, Hillary busca participação
Próximo Texto: Democratas tentam reverter minoria no Congresso em eleição disputada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.