São Paulo, quarta-feira, 6 de novembro de 1996![]() |
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Estados fazem 90 plebiscitos
CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
As duas mais controvertidas foram apresentadas na Califórnia, na Costa Oeste do país. Uma tinha o objetivo de eliminar todas as ações para favorecer minorias étnicas no ensino ou no funcionalismo públicos. A outra pretendia legalizar a venda, com receita médica, de maconha como medicamento para algumas enfermidades, sem, no entanto, liberar seu consumo. A primeira, a Proposição 209, tinha o apoio de Bob Dole e a oposição de Bill Clinton. A segunda, a Proposição 215, recebeu críticas dos dois candidatos e dos presidentes Jimmy Carter, George Bush e Gerald Ford, em abaixo-assinado aos eleitores da Califórnia, pedindo-lhes que a rejeitassem. Em 14 Estados, os eleitores decidiram se deveria ser iniciado movimento para modificar a Constituição dos EUA de modo a limitar o número de mandatos que um parlamentar pode exercer no Congresso. A idéia do limite às reeleições parlamentares tem aparecido com frequência em proposições pelo país, mas a Suprema Corte decidiu que só uma reforma constitucional pode estabelecê-lo. Em cinco Estados, há propostas para limitar e policiar melhor o financiamento de campanhas políticas. O tema vai crescer de importância também em nível nacional, devido às acusações de ilegalidades na campanha de reeleição de Bill Clinton. Na Flórida, em Nova York e no Maine, medidas com o objetivo de proteger o ambiente foram examinadas pelos eleitores. Empresários nos três Estados investiram pesado contra as propostas. No Colorado e em Washington, pais de alunos propuseram assumir a administração das escolas públicas. Os governos dos dois Estados se empenharam contra ela. Em vários Estados, foram votadas propostas de legalização de jogos de azar em seu território. A maioria dos Estados norte-americanos proíbe o jogo. Alguns só o permitem em reservas indígenas. Na Califórnia, os eleitores decidiram sobre proposta para tornar mais fácil a acionistas de empresas processarem-nas devido a flutuações bruscas no valor de suas ações. Foi o plebiscito que mobilizou mais recursos em publicidade (das associações empresariais contra sua aprovação). (CELS) Texto Anterior: Escândalo 'Asiagate' se amplia Próximo Texto: Califórnia vota uso da maconha Índice |
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