São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
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Jogo eleitoral

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Não há melhor expressão da inesperada reação, não apenas de Luiza Erundina, mas de sua campanha, de sua publicidade, do que a brincadeira feita com o comercial de Celso Pitta, ontem.
O candidato joga a bola na cesta de basquete e erra. O publicitário de Erundina, Ricardo Carvalho, que nem é publicitário, originalmente, cortou a cena e editou com outra. Erundina fica com o rebote, rindo à solta.
Entra o texto, com a apresentadora, sobre um áudio de grande torcida:
- Pois é, coisas da vida... A bola agora está com Erundina. Começa a virada do segundo turno.
Impecável, como humor, como alegoria, como publicidade, o que for. É tarde, mas Erundina e os petistas acordaram para o jogo.
*
Em disputa que está palmo a palmo, o horário eleitoral mais parece um debate. Em 15 minutos, aparecem duas versões para tudo.
Para as pesquisas, que cada um sublinha em seu favor; para os debates, com a Globo, curiosamente, ao lado de Erundina; para a compra ou aluguel do Cingapura.
Crítica e resposta vêm juntas, como se a pauta de um programa fosse feita à imagem do outro.
*
A publicidade malufista ainda critica as críticas petistas, mas desistiu da aparência de bom-mocismo.
Mencionou o PT e Erundina seguidamente, ontem. O próprio Celso Pitta, como parte da estratégia de sua afirmação, é quem está cuidando das críticas, com punhos cerrados, em tom raivoso, antes feitas por Paulo Maluf.
Uma passagem do programa, com a apresentadora já além da ironia:
- Luiza Erundina continua afirmando que, se eleita, vai acabar com o PAS...
Já chama pelo nome.

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