São Paulo, sexta-feira, 8 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado autua hospital aberto por Maluf

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois dias depois de ser inaugurado pelo prefeito Paulo Maluf, o Hospital Engenheiro Armando Cintra Prado, na Vila Maria (zona norte), foi autuado pelo Centro de Vigilância Sanitária por apresentar seis tipos de irregularidades.
Não havia nenhum paciente no hospital no momento da vistoria, realizada entre 14h10 e 16h45. Maria da Costa e Silva, titular do Conselho Municipal de Saúde, foi proibida de participar da inspeção.
O hospital, que integra o Plano de Atendimento à Saúde (PAS), tinha produtos sem registro no Ministério da Saúde (luvas, sondas, esparadrapos cirúrgicos, entre outros) e não tinha um farmacêutico responsável.
Os produtos foram interditados e lacrados. Deverão ser devolvidos aos fabricantes ou trocados por produtos que possuam registro.
A vigilância, que é um órgão da Secretaria da Saúde do Estado, constatou também falta de limpeza e desinfecção nos reservatórios de água do hospital.
Na copa, foi verificado que as janelas não têm telas (para evitar a entrada de insetos), a porta de serviço não apresenta mola e o piso é inadequado.
Seis autos de infração foram lavrados. O hospital tem 15 dias para recorrer. Depois disso, nova vistoria será feita pela vigilância sanitária. Se as irregularidades persistirem, o hospital poderá ser multado ou até mesmo interditado.
Silêncio
O secretário municipal da Saúde, Roberto Paulo Richter, e o presidente da Cooperpas 7, José Carlos Moscoso da Costa, que administra o PAS na zona norte, não quiseram se manifestar.
O coordenador de comunicação do PAS, Orlando Magnoli, afirmou que somente iria falar com a imprensa após ter conhecimento oficial dos resultados da vistoria. Disse também que considera "ótimo" a vigilância sanitária vistoriar os hospitais do PAS.
Com nove andares e previsão para 180 leitos, o hospital está funcionando apenas parcialmente, como revelou a Folha na última quarta-feira. Apenas 50 leitos estão em condições de uso. O centro cirúrgico está completamente vazio. Não possui nenhum equipamento.

Texto Anterior: Pepebista distribui material ofensivo
Próximo Texto: Funcionários do PAS vão à Justiça por salário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.