São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Engenheiro aponta falhas

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

A hipótese de um defeito no relé (interruptor elétrico) que aciona o reverso ter causado a queda do Fokker-100 da TAM poderia apontar falha de manutenção ou de projeto da aeronave.
A avaliação é do professor de eletrônica da Escola Politécnica da USP Antonio Roberto Panicali.
O problema no relé explicaria o fato de o reverso ter aberto e fechado quatro vezes durante a decolagem.
Segundo Panicali, a hipótese de que um fio rompido, em contato com a carcaça do jato teria acionado, como um pisca-pisca, o reverso (freio aerodinâmico), "é suficiente para quem entende de eletricidade".
Para ele, que fala como especialista em eletrônica, mas que não está envolvido na investigação do acidente, o fio solto em contato com um material metálico (carcaça) poderia ter alterado o fluxo da corrente elétrica do relé e acionado o reverso.
"A manutenção pode ter falhado por não ter detectado o problema com o relé. O fio pode ter sido preso inadequadamente", afirmou o professor.
Ele não descartou ainda a hipótese de falha de projeto do Fokker-100 "por ter permitido que o material (relé ou fio) entrasse em fadiga e fosse acionado no momento errado".
Segundo Panicali, uma sinal eletromagnético provocado, por exemplo, por um celular a bordo do avião dificilmente provocaria uma interferência elétrica a ponto de acionar o reverso. "Poderia, quando muito, interferir no sistema de radionavegação da aeronave", disse o professor.
Investigação
Um membro da comissão coordenada pela Aeronáutica que investiga o acidente disse ontem que o relé que acionou indevidamente o reverso fazia parte de um circuito de corrente contínua, ou seja, ligado a uma bateria restrita ao sistema elétrico em contato direto com a cabine de comando.
O integrante da comissão de investigação não descartou a possibilidade de o problema elétrico ter sido causado por uma falha estrutural do avião.

Texto Anterior: Fokker e TAM adotam medida antipane
Próximo Texto: Equipe segue para a Holanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.