São Paulo, sábado, 9 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU deve aprovar intervenção

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A ONU deve aprovar resolução para autorizar uma força multinacional no leste do Zaire que garanta a chegada de ajuda humanitária a mais de 1,2 milhão de refugiados.
A pressão para a intervenção internacional aumentou ontem com o comprometimento do Reino Unido em fornecer a ajuda.
O secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, foi a encontro do Conselho de Segurança pressionar por uma decisão rápida.
"Dois anos atrás, nós enfrentamos um genocídio, durante a guerra civil de Ruanda", disse o secretário Boutros-Ghali.
"Agora, está ocorrendo um genocídio pela fome. Os refugiados estão morrendo porque não estão podendo receber comida nem medicamentos nem água limpa."
Ontem, após uma cúpula com a França, o Reino Unido concordou em participar da operação de ajuda aos refugiados da região e disse que poderia até enviar soldados. O país, no entanto, não se comprometeu a mandar as tropas.
A França é a principal responsável pela ofensiva diplomática para a criação de uma força que garanta a chegada da ajuda humanitária aos refugiados. A Espanha já afirmou que quer enviar soldados.
Outros países, como a Alemanha, e grupos de ajuda humanitária, como a Cruz Vermelha, apoiaram a medida. Mas a Alemanha disse que não vai enviar soldados.
Ruanda rejeita a presença francesa. Os tutsis, que hoje governam o país, acusaram a França de ter apoiado os hutus em 1994.

Texto Anterior: Fome ameaça 80 mil crianças no Zaire
Próximo Texto: Entenda a crise dos refugiados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.