São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidata do PT acusa adversária do PSB de ser apoiada por comunistas

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

Na tentativa de se livrar da imagem de radical, a candidata do PT à Prefeitura de Maceió (AL), Heloísa Helena, faz discurso anticomunista e apela à religiosidade dos nordestinos no programa eleitoral.
Heloísa Helena trabalha para tentar uma virada no quadro eleitoral, liderado pela candidata do PSB, Kátia Born, que venceu apertado o primeiro turno e se mantém à frente nas pesquisas locais.
No programa eleitoral de rádio do PT, feito como se fosse um jornal, o locutor lê as manchetes do dia. Uma delas: "Partido Comunista apóia Kátia Born".
O locutor continua, dizendo que o "PC do B e o PPS, o antigo Partido Comunista Brasileiro, estão apoiando Kátia Born". Em seguida, a palavra é transferida para a candidata petista.
"Agora estão dizendo que eu sou comunista. Sou cristã e do PT. Sou católica, e meu vice, evangélico. Os comunistas apóiam Kátia Born", afirma Heloísa Helena.
O presidente do PT de Maceió, Tutmés Airan, coordenador da campanha, admitiu em entrevista à Agência Folha que o partido "falhou" e o discurso anticomunista "não é orientação do partido".
"Estamos lutando contra dois estigmas, que são a imagem de radical do PT e os boatos de que a Heloísa é comunista", afirma.
Na quinta-feira, a candidata petista leu a "Oração a São Francisco de Assis" no programa de TV.
Em seguida, o locutor convocou os eleitores para a "Caminhada Cristã" de apoio a Heloísa Helena, que aconteceu na sexta-feira.
Airan diz que não há "exploração da fé" nem "oportunismo" na estratégia petista.
"A população precisava saber desse perfil da Heloísa. Se ela não acreditasse em Deus, poderiam dizer que haveria oportunismo ou exploração da fé", afirma.
Para o prefeito Ronaldo Lessa (PSB), principal cabo eleitoral de Kátia Born, a estratégia do PT "mostra que caiu a máscara do partido". "Nem a direita usa mais esse discurso atrasado. Nesse ritmo, a Heloísa Helena vai implodir o PT alagoano", diz Lessa. Heloísa Helena foi eleita vice de Lessa, em 92, mas renunciou ao cargo para se eleger deputada estadual, em 94.
Apesar de ter conseguido maior número de alianças com conservadores, Kátia Born não tem usado seus depoimentos na novos aliados na propaganda eleitoral.

Texto Anterior: Vices roubam a cena em São Luís
Próximo Texto: Ex-secretário de Luiza Erundina enfrenta o PT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.