São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calor exige cuidados com os pés

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Cuidar bem dos pés nunca foi um hábito muito comum entre os homens. Mas essa mentalidade tem que mudar, principalmente agora, com a chegada do calor.
Segundo José Ribamar Pereira, sócio da rede de lojas e produtos Tecnopé, o homem já está se preocupando mais com esse tipo de tratamento.
"Hoje, 40% das pessoas atendidas nos institutos de beleza são homens com mais de 30 anos. Há algum tempo essa porcentagem era insignificante", diz Pereira.
Manter os pés limpos e usar sapatos confortáveis são as principais dicas dos pedicuros, principalmente nos dias quentes.
É bom também andar descalço, sempre que possível.
Nessa época, a transpiração excessiva pode causar micoses e o temido mal-cheiro. A primeira dica para evitar o problema é secar bem os pés depois do banho, caprichando entre os dedos. Pés úmidos podem gerar micoses.
Desodorante aerossol pode ser útil também, principalmente para os que fazem esporte (veja quadro abaixo).
As unhas devem estar sempre curtas (mas não muito rentes) e cortadas de forma reta, o que evita encravamentos. Depois de cortar as unhas, o ideal é lixá-las, também mantendo o corte quadrado.
"O ideal é começar o dia usando um talco ou desodorante protetor. Esse tipo de produto refresca e combate a proliferação das bactérias, que causam mal cheiro."
Já no final do dia, segundo Pereira, o melhor é lavar com sabonete líquido e depois fazer uma massagem com gel refrescante para combater o estresse.
Tratamentos
Quem tem calos ou unhas encravadas é aconselhável procurar a orientação de um especialista.
Vários salões oferecem tratamentos específicos para os pés, com preços a partir de R$ 22 por um tratamento de meia hora.
Nesses institutos de beleza para os pés, é possível tratar os problemas mais graves, ter aconselhamento e fazer massagens especiais.

Onde encontrar - Ortonil: Shopping Ibirapeura, loja 72, tel. (011) 543-1094; Tecnopé: av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2195, tel.(011) 221-2525 e 221-2175.

Texto Anterior: Mercado de balcão ganha pregão próprio
Próximo Texto: Massagens aliviam a tensão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.