São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
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Sociólogo vê 'lógica' em sistema

DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento de ofertas de abono nas negociações salariais favorecem os acordos por empresa, acredita o sociólogo Leôncio Martins Rodrigues, da Unicamp.
"Cada empresa está oferecendo um determinado abono, de acordo com sua situação", afirma.
Segundo rodrigues, isso mostra que os acordos trabalhistas no Brasil estão ficando mais flexíveis e "lógicos".
"É melhor ir negociando por empresa e tentar generalizar as vantagens conseguidas em cada uma das negociações", disse.
Rodrigues também acredita que a tentativa das centrais sindicais de fechar acordos nacionais é uma política inviável.
"A negociação de acordos que envolvam várias empresas é mais difícil e gera distorções. Empresas em má situação assumem despesas que não poderiam ter, e empresas em boa situação pagam menos do que poderiam."
Estratégia
Leôncio Rodrigues acredita que daqui para a frente os trabalhadores só vão conseguir bons acordos se mudarem a estratégia de negociação salarial.
Os sindicatos, diz, devem concentrar as greves em duas ou três empresas até conseguir o acordo e depois iniciar em outras duas até encerrar o ciclo das negociações.
"Essa é a forma 'inteligente' de fazer greve", disse.

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