São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que a urina é, na maioria das vezes, amarela ou clara?

José Donizete de Oliveira, estudante, São Paulo (SP)
José Luiz Monteiro, professor de nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, responde:
"A urina, composta por diversas substâncias, é meio de expulsão de impurezas do organismo.
"A cor amarelada da urina se deve a uma substância chamada urobilinogênio, resultado do processamento de hemácias velhas.
"As hemácias, ou glóbulos vermelhos, são células que transpor tam o oxigênio. São elas que dão a cor vermelha ao sangue, pois têm ferro, que é avermelhado.
"As hemácias têm vida média de 150 dias. Passado esse período ela se inativa. No fígado, a hemácia velha se transforma em bilirrubina. Dali segue para o intestino.
"No intestino, parte da bilirrubina é degradada pelas bactérias intestinais. Um dos produtos dessa degradação é o urobilinogênio, que contém ferro. Ele é reabsorvido pelo intestino e volta para a corrente sanguínea.
"A substância será então filtrada pelo rim e expelida pela urina, dando-lhe a cor amarelada.
"O amarelo da urina varia de acordo com a quantidade de água nela presente. Quanto menos água, mais forte a cor amarela.
"A urina, não obstante, pode apresentar cores menos usuais, em virtude de substâncias ingeridas. Corantes (naturais, como o caroteno, ou artificiais) podem deixar a urina verde, vermelha ou azul.

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Medula espinhal é regenerada em ratos
Próximo Texto: METEOROLOGIA; VIDA EM MARTE; ESPAÇO; IMPOTÊNCIA SEXUAL; HORMÔNIO; HORMÔNIO 2; PISCICULTURA ; COMPORTAMENTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.