São Paulo, domingo, 10 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

METEOROLOGIA; VIDA EM MARTE; ESPAÇO; IMPOTÊNCIA SEXUAL; HORMÔNIO; HORMÔNIO 2; PISCICULTURA ; COMPORTAMENTO

METEOROLOGIA
O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais vai produzir previsões de tempo mais precisas a partir deste mês. Com a utilização de um novo modelo de geração de previsões para microrregiões, a resolução espacial estará cinco vezes mais precisa. O atual modelo analisa o estado atmosférico da América do Sul e de regiões oceânicas.

VIDA EM MARTE
A foto mostra o meteorito que conteria indícios de vida do planeta Marte. Em agosto deste ano cientistas liderados por David McKay, da Nasa, disseram ter evidências da possibilidade de vida no planeta vermelho. Agora, cientistas da Open University e do Museu de História Natural de Londres dizem que acharam traços de matéria orgânica, depositada há 600 mil anos na rocha.

ESPAÇO
Um telescópio gigante permitirá captar imagens das origens do universo. O maior telescópio do mundo, instalado na monte Paranal, no Chile, foi construído a um custo de aproximadamente US$ 700 milhões pelo Observatório Europeu do Sul. Os astrônomos poderão ver objetos localizados a 10 bilhões de anos-luz da Terra. Estima-se que o universo nasceu há 12 bilhões de anos.

IMPOTÊNCIA SEXUAL
Compressão por vácuo, injeção de medicamentos e implante de próteses penianas são tratamentos seguros e efetivos contra a impotência sexual causada por fatores fisiológicos. Um guia sobre o assunto foi apresentado no Encontro Mundial sobre Impotência, em San Francisco (EUA). Outros tratamentos, como a cirurgia venosa ou arterial para homens com arteriosclerose, foram desaconselhados.

HORMÔNIO
Hormônios recomendados para mulheres que passaram pela menopausa previnem a osteoporose mas dobram as chances de câncer de mama. Segundo estudo realizado pela Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue de Bethesda (EUA), um coquetel dos hormônios estrógeno e progesterona aumenta a massa óssea. A pesquisa foi publicada na revista da Associação Médica Americana.

HORMÔNIO 2
Outro estudo, realizado pela Universidade de Pittsburgh (EUA), analisou os dados de uma pesquisa sobre fraturas devidas à osteoporose em mulheres e descobriu que as que apresentavam as maiores densidades ósseas tinham até duas vezes e meia mais chances de ter câncer de mama se comparadas àquelas com as menores densidades. O estudo também foi publicado na revista da Associação Médica Americana.

PISCICULTURA
Introdução aos Estudos sobre Alimentação Natural em Peixes, de Luis Alberto Zavala-Camin. Ed. da Universidade Estadual de Maringá (av. Colombo, 5790 -bloco 115, Maringá, CEP 87020-900, tel. 044/222-4378). 129 págs.
O livro apresenta uma visão elementar sobre a alimentação natural em peixes.

COMPORTAMENTO
Como Driblar a Depressão, de Miguel Lucas. Paulus Gráfica (rua Francisco Cruz, 229, São Paulo, CEP 04117-091, tel. 011/575-7362). 109 págs.
O sacerdote agostiniano apresenta meios para combater a depressão.

Texto Anterior: Por que a urina é, na maioria das vezes, amarela ou clara?
Próximo Texto: A dor do feto dentro do útero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.